(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

DISTRITO DE SUMARÉ

Projeto aproxima pais e a escola

ADÃO RIBEIRO

adao@diariodonoroeste.com.br

O estudante é a razão de qualquer estabelecimento de ensino. Porém, até chegar à escola ele vive uma série de emoções positivas e outras nem tanto. Toda criança nasce em um ambiente, nem sempre favorável por questões sociais e econômicas. Portanto, cada criança é única e como tal precisa ser tratada. E quem cuida do cuidador?

Pensando na busca por essa resposta, a Escola Municipal José Vaz de Carvalho, do Distrito de Sumaré em Paranavaí, idealizou o Projeto Escola para Pais. A essência da iniciativa é levar o pai e a mãe para a vivência escolar, identificando suas dificuldades, suas angústias, seus pontos positivos e até a contribuição que cada um (ou uma) pode dar para o estabelecimento de ensino. Pronto. Está criada uma nova relação em que a escola cuida do seu aluno e também presta atenção aos país. Em outras palavras, cuidar também do cuidador.

Comunidade aderiu ao projeto escolar

LANÇAMENTO

Nesta segunda-feira à noite (22 de abril), a escola abriu as suas portas para a comunidade, saindo do chamado intramuros para viver um relacionamento com os responsáveis pela educação de berço de cada criança.

O começo foi surpreendente. Um grande número de integrantes da comunidade compareceu para a palestra de Franciele Oliveira, coach de performance familiar, analista comportamental e educadora parental. Ela abordou o tema “Família, no lugar de boas memórias”. Conforme depoimentos, uma noite de novas experiências e que deve agregar ao dia adia da escola.

Diretora da Escola Municipal José Vaz de Carvalho, Sirley Sbais cita que a ação é voltada para alunos do Infantil, da Educação Especial e do 1º ao 5º ano. Lembra que nesta segunda-feira aconteceu o primeiro de nove encontros comunitários programados para todo o ano letivo. O nome da iniciativa foi pensado para envolver pais, estudantes e a comunidade em geral no mesmo propósito: valorizar a educação. Também tem a missão de refletir sobre o papel de cada familiar na educação das crianças, reforça.

OUSADIA

Sirley concorda que a iniciativa é audaciosa, mas adverte que se trata de uma semente plantada para o futuro. Ela não se preocupa com resultados rápidos, mas com o crescimento sólido da escola ao longo dos anos. E argumenta que a ideia nasceu da dificuldade de levar os pais à escola nas reuniões bimestrais e mesmo nos encontros atuais, a cada três meses. O projeto tenta inverter essa lógica, levando a comunidade ao interior da escola.

Embora não seja o fator principal de atração, a escola ainda está oferecendo incentivos para quem participa. Nesta segunda-feira, por exemplo, foi sorteada uma caderneta de poupança oferecida pelo Sicredi. Outros presentes virão na sequência, antecipa.

O Diário do Noroeste é parceiro do estabelecimento de ensino nesta ação comunitária. Com a exposição nas mídias do DN (impresso, site, redes sociais), a empresa jornalística, que completa 69 anos no próximo dia 23 de outubro, dá a sua contrapartida social, reconhecendo o mérito nas ações de professores, pais e alunos na construção de uma educação inclusiva e de qualidade.

Compartilhe: