Aleksa Marques
Da Redação
Antigamente no Dia das Crianças, dona Maria entregava sorvete, doces e pipoca para as crianças da rua. O que ela não sabia é que, anos mais tarde, a sua atitude influenciaria muitas pessoas e impactaria milhares de crianças de Paranavaí.
Júnior Casarim era um dos jovens que recebia o carinho de dona Maria, que acolhia com muito afeto e guloseimas toda a vizinhança para deixar a criançada um pouco mais feliz. Anos depois, casado e com filhos, é o Júnior quem faz esse trabalho.
Influenciado pela senhora bondosa, em 2019 ele convidou alguns amigos para ajudar na arrecadação de doces e montagem de kits para as crianças de bairros carentes de Paranavaí. Em pouco tempo conseguiram reunir mais de 800 kits contendo bala, chiclete, pirulito e chocolate: tudo para deixar mais doce a vida das crianças. “E não era uma sacolinha pequena não, era um kit de respeito”, compartilhou Júnior, voluntário e idealizador do projeto “Faça uma criança feliz”.
Fantasiados de super-heróis, eles percorrem diversas ruas da cidade para a entrega. Ele lembra que muitas mães se emocionam com a situação, pois dizem não ter condições financeiras de comprar um doce e ainda conseguir um Batman ou um Homem-Aranha para alegrar os pequenos. “É uma satisfação imensa poder contribuir. A população de Paranavaí é sempre muito parceira com as doações de doces ou até mesmo dinheiro, que transformamos em guloseimas. E algumas crianças acreditam realmente que o Batman está ali fazendo a entrega. É mágico ver aqueles olhinhos brilhando”, lembra.
Em 2021, o grupo conseguiu montar mais de três mil kits e em seis pessoas, organizaram tudo e fizeram a entrega que pôde ser compartilhada com escolas da cidade, tamanha a arrecadação. Este ano, eles pretendem arrecadar mais para levar a alegria ao maior número de crianças. Os conjuntos habitacionais do Jardim São Jorge serão os beneficiados deste ano.
Júnior se emociona quando fala da satisfação em fazer esse trabalho. Para o grupo, fazer uma criança feliz não tem preço. “Ficamos de manhã até a noite do dia 12 de outubro fazendo as entregas e ainda falta tempo. Sempre conseguimos parceiros para o almoço do grupo e comemos ali mesmo, onde conseguimos parar. As fantasias também temos que pagar aluguel, além do custo da gasolina, mas sempre conseguimos doações. É tudo em prol das crianças que precisam e vale muito a pena”, completou.
Faça uma criança feliz você também – Se você ficou interessado em ajudar, doações de todos os tipos são muito bem-vindas. Júnior se dispõe a buscar os doces caso você não consiga levar até eles e você também pode fazer sua doação em dinheiro pelo PIX 44998451585 em nome de Júnior Dirço Casarim. Como diz o velho ditado: de grão em grão a galinha enche o papo. “Se cada pessoa doar R$ 10, já está ótimo”, finalizou Júnior, muito empolgado e feliz por poder realizar este projeto por mais um ano.
O Diário do Noroeste fez uma entrevista com dois integrantes do grupo e você assiste a matéria completa aqui.