De fevereiro a maio deste ano, 40 mil pessoas de municípios que não possuem salas de cinema puderam assistir filmes de forma gratuita, exibidos em local aberto e de fácil acesso. Com investimento de R$ 4,25 milhões, viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), o projeto da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) realizou 140 sessões gratuitas de filmes em 71 cidades do Paraná, dentro do projeto Cinema na Praça.
Até o mês de setembro, os dois caminhões de cinema itinerantes ainda vão levar mais 158 sessões para 79 cidades. Confira a programação completa aqui.
O projeto Cinema na Praça faz parte de um edital da LPG e é produzido em duas frentes. Uma pela Messe Produções Culturais e a outra pela Casa do Verbo Assessoria Cultural. Ambos os projetos têm o objetivo de ampliar o acesso do público às produções cinematográficas brasileiras. Para isso, dois caminhões baús equipados com painel de LED, iluminação e sistema de som percorrem todo o Paraná e transformam praças públicas em cinema a céu aberto.
A secretária de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, destaca a democratização do acesso à cultura e ao entretenimento. “O Cinema na Praça fortalece o senso de comunidade e promove a inclusão social. Ao trazer a magia do cinema para praças públicas, estamos proporcionando momentos de lazer e aprendizado, além de valorizar e incentivar a produção audiovisual nacional”, explicou.
Todos os filmes exibidos são nacionais. Responsável pelo Lote 1 do edital, a Messe Produções Culturais apresenta as produções “Minha Mãe é Uma Peça 3”, com direção de Susana Garcia, e “Brichos II – A Floresta é Nossa”, dirigido por Paulo Munhoz.
Já a Casa do Verbo Assessoria Cultural, responsável pelo Lote 2 do edital, selecionou “O Palhaço”, que tem direção de Selton Mello; “Maria do Caritó”, dirigido por João Paulo Jabur; e as animações “Lino – Uma Aventura de Sete Vidas”, de Rafael Ribas, e “As Aventuras do Avião Vermelho”, que se baseia em livro de Érico Veríssimo e é dirigido por Frederico Pinto e José Maia.
PÚBLICO – Francisco Pinheiro é um dos realizadores do Lote 2 do Cinema na Praça. Ele conta que o público tem crescido em cada cidade que passam, e destaca o estímulo cultural e econômico que o projeto causa nos municípios. “Boa parte do público não tem condição de ir a um cinema, de prestigiar, de poder ser público de uma ação cinematográfica com qualidade visual e sonora. Nós movimentamos a cidade do ponto de vista econômico, fazemos aquilo que é dever do Estado, propiciar momentos artísticos e culturais para toda a população do Paraná”, disse.
Já a realizadora do Lote 1 do Edital, a gestora e produtora cultural Flávia Vogue contou que é emocionante o depoimento da população de pequenos municípios e se diz satisfeita com o apoio do Estado e prefeituras. “A gente percebe que o engajamento da prefeitura, das secretarias dos meios de comunicação locais, faz toda a diferença no projeto. Percebemos que quanto maior o envolvimento da cidade na iniciativa, mais lotada fica a nossa sessão”, explicou.
Além disso, Flávia alerta para as próximas sessões que podem ter clima gelado. “Ressaltamos a importância de que a população venha bem aquecida, afinal o nosso cinema é ao ar livre. Vale tudo. Casaco, mantinha r o famoso chimarrão”, complementou.