(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

DEMOCRACIA

Projeto da OAB de Paranavaí incentiva adolescentes a fazerem o Título de Eleitor

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, está lançando o projeto “OAB vai à escola – seu voto tem poder”. O objetivo é incentivar adolescentes de 16 e 17 anos a fazerem o Título de Eleitor até o dia 4 de maio, prazo limite estipulado pela Justiça Eleitoral. O primeiro estabelecimento de ensino visitado será o Colégio Estadual de Paranavaí, nesta sexta-feira (18).

O voto é facultativo para menores de 18 anos, mas o presidente da Subseção de Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos, destaca que a participação nas eleições fortalece a democracia. “É a oportunidade que os jovens têm para escolherem representantes que atendam suas demandas: educação, cultura, lazer, primeiro emprego.”

Donizete dos Santos elogia o engajamento dos adolescentes nas mais diferentes causas, seja pelas redes sociais, seja assumindo tarefas dentro da comunidade. Agora, é preciso que deem mais um passo e ajudem a decidir do futuro do Brasil através do voto.

O presidente classifica o voto como “processo de cidadania” e “exercício da democracia”. Participar das eleições é garantir que cada um decida por si mesmo e não deixe a escolha na mão de outros.

O projeto “OAB vai à escola – seu voto tem poder” não possui bandeira partidária e tem como organizadores os integrantes da Comissão dos Advogados em Início de Carreira.

Números – O último levantamento censitário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, apontava 2.773 moradores de Paranavaí com 16 e 17 anos. A atualização do número de habitantes será feita este ano, no Censo Demográfico 2022, previsto para começar em 1º de agosto.

A comparação com a quantidade de eleitores nessa faixa etária justifica a preocupação da OAB de Paranavaí: são 58 pessoas de 16 anos e 219 de 17 anos. “Número ínfimo”, avalia Donizete dos Santos, com base nos dados da Justiça Eleitoral. Em todo o Brasil, pouco mais de 800 mil adolescentes estão devidamente documentados e aptos para votar.

Quem ainda não tem o Título de Eleitor precisa fazer a inscrição. É possível cumprir todas as etapas do alistamento acessando o site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (www.tre-pr.jus.br), na opção “Atendimento remoto”. A página também permite fazer a regularização do documento cancelado, a revisão para alterar dados e a transferência de município.

Em caso de dificuldades para acessar a internet, o cidadão pode se dirigir ao Cartório Eleitoral, localizado na Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado, 3.300, na região do Jardim São Jorge. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira das 12h às 18h. O telefone para contato é (44) 3423-1669.

São exigidos para o primeiro Título de Eleitor ou para regularizar o documento: comprovante de residência atual e RG, homens com 18 anos de idade ou mais também precisam ter em mãos o Certificado de Reservista. Para fazer a transferência eleitoral, o comprovante de endereço precisa ter mais de três meses e menos de um ano.

Eleições – Neste ano, serão definidos presidente e vice, senadores, deputados federais, governadores e respectivos vices e deputados estaduais. O primeiro turno será no dia 2 de outubro. Em caso de segundo turno, a votação será no dia 30 de outubro.

Participar das eleições é exercitar a democracia e ajudar a decidir quem serão os representantes do povo
Foto: Arquivo DN
Anderson Donizete dos Santos: “Oportunidade para escolherem representantes que atendam suas demandas”
Foto: Ivan Fuquini

 

Compartilhe: