REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, está lançando o projeto “OAB vai à escola – seu voto tem poder”. O objetivo é incentivar adolescentes de 16 e 17 anos a fazerem o Título de Eleitor até o dia 4 de maio, prazo limite estipulado pela Justiça Eleitoral. O primeiro estabelecimento de ensino visitado será o Colégio Estadual de Paranavaí, nesta sexta-feira (18).
O voto é facultativo para menores de 18 anos, mas o presidente da Subseção de Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos, destaca que a participação nas eleições fortalece a democracia. “É a oportunidade que os jovens têm para escolherem representantes que atendam suas demandas: educação, cultura, lazer, primeiro emprego.”
Donizete dos Santos elogia o engajamento dos adolescentes nas mais diferentes causas, seja pelas redes sociais, seja assumindo tarefas dentro da comunidade. Agora, é preciso que deem mais um passo e ajudem a decidir do futuro do Brasil através do voto.
O presidente classifica o voto como “processo de cidadania” e “exercício da democracia”. Participar das eleições é garantir que cada um decida por si mesmo e não deixe a escolha na mão de outros.
O projeto “OAB vai à escola – seu voto tem poder” não possui bandeira partidária e tem como organizadores os integrantes da Comissão dos Advogados em Início de Carreira.
Números – O último levantamento censitário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, apontava 2.773 moradores de Paranavaí com 16 e 17 anos. A atualização do número de habitantes será feita este ano, no Censo Demográfico 2022, previsto para começar em 1º de agosto.
A comparação com a quantidade de eleitores nessa faixa etária justifica a preocupação da OAB de Paranavaí: são 58 pessoas de 16 anos e 219 de 17 anos. “Número ínfimo”, avalia Donizete dos Santos, com base nos dados da Justiça Eleitoral. Em todo o Brasil, pouco mais de 800 mil adolescentes estão devidamente documentados e aptos para votar.
Quem ainda não tem o Título de Eleitor precisa fazer a inscrição. É possível cumprir todas as etapas do alistamento acessando o site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (www.tre-pr.jus.br), na opção “Atendimento remoto”. A página também permite fazer a regularização do documento cancelado, a revisão para alterar dados e a transferência de município.
Em caso de dificuldades para acessar a internet, o cidadão pode se dirigir ao Cartório Eleitoral, localizado na Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado, 3.300, na região do Jardim São Jorge. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira das 12h às 18h. O telefone para contato é (44) 3423-1669.
São exigidos para o primeiro Título de Eleitor ou para regularizar o documento: comprovante de residência atual e RG, homens com 18 anos de idade ou mais também precisam ter em mãos o Certificado de Reservista. Para fazer a transferência eleitoral, o comprovante de endereço precisa ter mais de três meses e menos de um ano.
Eleições – Neste ano, serão definidos presidente e vice, senadores, deputados federais, governadores e respectivos vices e deputados estaduais. O primeiro turno será no dia 2 de outubro. Em caso de segundo turno, a votação será no dia 30 de outubro.