REINALDO SILVA
Da Redação
Nesta sexta-feira (20), professores e alunos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) apresentam à população projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no campus de Paranavaí.
A ideia é demonstrar de forma prática o desenvolvimento e a funcionalidade do que é produzido pela comunidade acadêmica, dentro e fora das salas de aula.
Em Paranavaí, a atividade será no estacionamento da prefeitura; em Loanda, na praça central. Nas duas cidades, a programação se estenderá das 9h às 14h, abeta à participação de todos os públicos.
Todos os campi da Unespar participam de forma simultânea desta primeira edição do projeto Universidade e Sociedade: Apucarana, Campo Mourão, Curitiba (I e II), União da Vitória, Paranaguá e Paranavaí, além da unidade de extensão de Loanda.
De acordo com a diretora do Campus Paranavaí, Maria Antonia Ramos Costa, a aproximação da universidade com a sociedade, como propõe o projeto, permite divulgar o trabalho de docentes e acadêmicos em prol dos moradores de toda a região.
Ela cita o projeto Universidade Aberta à Pessoa Idosa, com foco no público acima de 60 anos de idade. Nesta sexta-feira, os participantes apresentam um número de dança circular, prática que tem como finalidades a integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia, compreensão e sentimento de pertencimento.
Será possível conhecer, entre outras ações, o Speaking Club (clube de conversação, em tradução livre) do curso de Letras; o Núcleo Maria da Penha (Numape), do curso de Serviço Social; a Liga Acadêmica de Enfermagem em Simulação Realística, do curso de Enfermagem; a Avaliação Física para Todos, do curso de Educação Física; Direito na Comunidade, do curso de Direito; e Plantas Medicinais: saúde, alimentação e educação ambiental, do curso de Ciências Biológicas.
“Queremos mostrar o papel da universidade na formação de novos profissionais e nos projetos que visam ao atendimento às necessidades da comunidade através da pesquisa e da extensão”, diz a professora Maria Antonia.
A avaliação da diretora é que divulgar os resultados obtidos dentro do ambiente acadêmico permite reconhecer a Unespar como universidade pública, gratuita e de qualidade e polo de incentivo à ciência.