(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

UNAPI

Projeto da Unespar promove qualidade de vida entre idosos de Paranavaí e região

Manhã desta quinta-feira marcou a conclusão das atividades de 2024. Solenidade reuniu dezenas de convidados e foi ocasião para mostrar os resultados das oficinas

REINALDO SILVA

Da Redação

Deve haver um lugar dentro do seu coração onde a paz brilhe mais que uma lembrança. Chega o tempo de enxugar o pranto dos homens, se fazendo irmão e estendendo a mão.

Os versos acima vêm da canção “A paz”, do grupo Roupa Nova. A letra é uma adaptação de “Heal the world” (cure o mundo, em tradução livre), de Michael Jackson, e fala de uma sociedade guiada pela harmonia, pela paz e pela força do amor.

A versão brasileira da música faz parte do repertório do coral de canto Voz da Experiência, formado por pessoas de 60 anos de idade ou mais. Na manhã desta quinta-feira (12), o grupo se apresentou na solenidade que marcou a conclusão da edição 2024 do projeto Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Paranavaí.

O Unapi atende a aproximadamente 80 moradores e oferece atividades físicas, integrativas e culturais gratuitas durante o ano todo. As oficinas são desenvolvidas em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Vila Operária.

Professora do curso de Enfermagem da Unespar, Flavia Cristina Sierra de Souza conta que a ideia do projeto é integrar a população idosa à universidade, dentro da proposta de interdisciplinaridade, envolvendo também Educação Física e outros colegiados.

Flavia Cristina Sierra de Souza enumera as atividades oferecidas aos participantes
Foto: Ivan Fuquini

Tem ginástica, danças rítmica e circular e ensino sobre saúde, sistema público de atendimento e direitos da população idosa.

Neste ano, o Unapi trouxe uma surpresa: cinco mulheres participaram da confecção do Livro da Vida, histórias que o tempo criou. A obra narra a trajetória das personagens, detalhando os desafios que enfrentaram da infância à melhor idade. O lançamento oficial foi na manhã de quinta-feira, com sessão de autógrafos.

Livro da Vida narra a história de mulheres atendidas pelo projeto universitário
Foto: Ivan Fuquini

Diretora do campus universitário, Maria Antonia Ramos Costa reforça que os participantes do projeto levam a vida de forma mais saudável e independente. Também se tornam multiplicadores do que aprendem durante as oficinas, levando informações para a comunidade onde estão inseridos.

Maria Antonia Ramos Costa fala dos resultados: idosos mais saudáveis e independentes
Foto: Ivan Fuquini

Antônio Silva tem 79 anos de idade. Faz ginástica, aula de dança e caminhada. Anima-se ao falar do projeto. “É muito bom, de uma utilidade fora de série. Parece até que a gente fica mais jovem, é excelente.”

Antônio Silva garante que participar das atividades ajuda a parecer mais jovem
Foto: Ivan Fuquini

Sobre o aspecto da socialização, ‘seo’ Antônio diz: “Faz parte da vida da gente conhecer pessoas novas, fazer amigos novos. Isso, para mim, tanto é bom para o corpo como é bom para a mente”.

As matrículas para a edição 2025 do Unapi começarão em fevereiro, abertas a toda a comunidade de Paranavaí e municípios da região, com foco em pessoas com 60 anos ou mais.

Compartilhe: