(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Projeto de lei garante uso de vagas especiais por veículos que transportam pessoas com TEA

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Os vereadores de Paranavaí aprovaram em primeiro turno o projeto de lei 17/2024, que garante o direito do uso de vagas especiais de estacionamento por veículos que transportam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A proposta é de autoria do Poder Executivo, com base em texto apresentado anteriormente pelas vereadoras Aparecida Gonçalves e Maria Clara Gomes. Ocorre que, pelo entendimento jurídico, parlamentares não têm autonomia para legislar nesse sentido, mas a sensibilidade do tema levou a Administração Municipal a atender a demanda.

Para que passe a vigorar no âmbito municipal, o PL 17/24 precisa ser aprovado em segundo turno, o que deve acontecer na próxima sessão ordinária.

Apenas 2% das vagas na área do estacionamento rotativo são destinadas a pessoas com deficiência. Foto: Ivan Fuquini

O texto especifica quais vagas poderão ser utilizadas por veículos que transportam pessoas com TEA: aquelas que se encontram em estacionamentos de uso coletivo, em áreas públicas ou privadas, destinadas a pessoas com deficiência ou comprometimento de mobilidade.

O direito se aplicará tanto às pessoas com TEA quanto aos acompanhantes, desde que seja apresentada a credencial, ou outro documento de identificação. A permissão será concedida pela Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito.

Na mensagem encaminhada à Câmara de Vereadores, o Executivo explica: “Como se sabe, o Transtorno do Espectro Autista consiste em um conjunto de síndromes complexas, as quais afetam a sociabilidade e o desenvolvimento”. Por isso mesmo, para todos os efeitos legais, as pessoas com TEA são equiparadas às que apresentam algum tipo de deficiência.

Na reunião de segunda-feira (11), as vereadoras Cida Gonçalves e Maria Clara defenderam a aprovação do projeto. Argumentaram que o barulho e o fluxo de pessoas, comuns nas áreas comerciais da cidade, podem provocar incômodo e interferir no comportamento de autistas, inclusive gerando constrangimentos e traumas.

Diante dessa realidade, a destinação de vagas específicas de estacionamento pode facilitar o acesso ao local de destino e reduzir os eventuais problemas para pessoas com TEA.

De acordo com a Diretoria Municipal de Trânsito, o uso de vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCDs) por autistas é objeto de discussão no Congresso Nacional, portanto não haveria qualquer objeção para aplicação também em Paranavaí.

A ressalva fica por conta da quantidade de vagas disponíveis para essa população dentro da área do estacionamento rotativo, apenas 2%. A inclusão de novas designações poderia sobrecarregar o sistema.

Compartilhe: