(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

PARANAVAÍ

Projeto de lei oficializa a criação da Vila Gastronômica na Praça dos Pioneiros

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Tramita na Câmara de Vereadores de Paranavaí o Projeto de Lei 125/2022, que oficializa a criação da Vila Gastronômica na Praça dos Pioneiros. O texto define regras para a instalação de empresas do setor alimentício e de bebidas nos seis quiosques, ainda em fase de construção. O objetivo é incentivar novos empreendimentos e fomentar o desenvolvimento turístico.

O PL 125/2022 é de autoria do Poder Executivo. Já está sendo avaliado pela Procuradoria do Legislativo, que deverá emitir parecer até o final desta semana. Depois, a proposta seguirá para as comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Finanças e Orçamento (CFO). Por fim, passará pela apreciação dos vereadores em plenário; se não houver qualquer intercorrência, a primeira votação poderá acontecer ainda em novembro. Com a aprovação em dois turnos, voltará à Administração Municipal para a sanção do prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ).

O projeto de lei aponta formato da outorga de concessão administrativa de uso dos espaços públicos nas dependências da Vila Gastronômica. Funcionará a título oneroso, com o pagamento de um valor mensal a ser definido. “O tipo de ônus aplicado na concessão será estabelecido no processo licitatório”, diz o PL 125/2022. Os integrantes da CCJ e da CFO da Câmara de Vereadores poderão apresentar sugestões ao Poder Executivo.

De acordo com a procuradora do Legislativo, Gisele Piperno Garcia, a redação leva em conta pontos importantes, como a preservação do patrimônio público e o funcionamento das atividades no prazo e nas condições de outorga. A concessão se dará por 24 meses, podendo ser renovada automaticamente por igual período até o prazo de 10 anos.

Cronograma de obras – As obras de construção dos quiosques caminham paralelamente aos trâmites burocráticos, em fase de execução da estrutura de alvenaria. A medição mais recente, feita há aproximadamente 30 dias, mostrava que apenas 22% tinham sido concluídos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Amauri Niehues, informou que a empresa responsável pela construção tem até 10 de dezembro deste ano para finalizar os serviços. A avaliação é que pode haver atraso, mas, se for o caso, deverá ser devidamente justificado.

De acordo com Niehues, questões documentais, condições do tempo e dificuldades para encontrar mão de obra são fatores que influenciam no prazo de execução das obras. Nos próximos dias, a equipe técnica da Prefeitura de Paranavaí deverá se reunir com representantes da empresa, a fim de discutir o cronograma e verificar se será necessário pedir a prorrogação. Há previsão legal para isso, garantiu o secretário.

A ordem de serviço para começar a construção da Vila Gastronômica foi assinada no dia 24 de março. O investimento é de quase R$ 840 mil, recurso liberado para a empresa executora em etapas, à medida que as obras avançam.

A área comum de construção é de 468 metros quadrados. Além dos seis quiosques, a Vila Gastronômica contará com espaço para alimentação, pergolado de madeira e iluminação, banheiros acessíveis, ambiente de contemplação e almoxarifado.

Economia – A justificativa para a instalação do novo espaço gastronômico em Paranavaí se baseia na promoção do desenvolvimento econômico. Com o local em pleno funcionamento, empresas estarão abertas, gerando emprego e renda. Oportunidade também para que os profissionais autônomos saiam da informalidade.

Em relação aos postos de trabalho, a Administração Municipal destacou que uma pessoa empregada investe na cidade: faz compra em supermercados, padarias, restaurantes, farmácias e lojas de calçados e de roupas, para citar alguns exemplos. O dinheiro circulando faz a economia girar e cria um círculo virtuoso.

Compartilhe: