(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Arquivo DN

PARANAVAÍ

Projeto de lei propõe capacitação profissional para mulheres vítimas de violência doméstica

REINALDO SILVA

Da Redação

Desenvolver e fortalecer ações voltadas à promoção da autonomia financeira de mulheres em situação de violência doméstica, proporcionando qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho. Esse é o principal objetivo do programa Mulher Livre, proposto pela vereadora de Paranavaí Maria Clara Gomes e em trâmite no Legislativo municipal. A

De acordo com o Projeto de Lei 75/2025, a profissionalização do público feminino será ofertada pela administração municipal ou por meio de convênios. A prefeitura também deverá promover a capacitação dos servidores públicos para o acolhimento dessas mulheres. 

De forma prática, a matéria pede a mobilização de empresas para disponibilizar vagas prioritárias e o encaminhamento sistematizado das vítimas de violência doméstica para tais oportunidades de emprego. Além disso, indica a inclusão delas em atividades ocupacionais remuneradas.

O programa Mulher Livre será operacionalizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e demais pastas relacionadas, a critério do Poder Executivo, que poderá firmar parcerias com a Delegacia da Mulher, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública. 

A intenção desses convênios tem como finalidade fortalecer a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, oferecendo recomendação e encaminhamento para que elas e os filhos sejam atendidos também com prioridade pelos serviços públicos de saúde, educação e assistência social. 

Compartilhe: