(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ALEP

Projeto de lei quer instituir a Campanha de Conscientização sobre a Fibrose Cística no Paraná

O projeto de lei nº482/2024 de autoria do deputado Delegado Tito Barichello (União Brasil) quer instituir Campanha Permanente de Conscientização sobre a Fibrose Cística no Estado do Paraná, a ser celebrada anualmente na primeira semana do mês de setembro. De acordo com o Registro Brasileiro de Fibrose Cística (REBRAFC), no Brasil, incluindo o Estado do Paraná, estima-se que atinge 1 a cada 6.800 mil nascidos vivos com essa doença anualmente.

O autor do texto defende a importância da divulgação pois “a fibrose cística (FC), é uma doença genética, rara, crônica, não tem cura e não é visível. O objetivo dessa campanha é tornar conhecida a FC, dando mais visibilidade tanto a doença com seus tratamentos e medicamentos, quanto estimular a importância de doação de órgãos”.

De acordo com o pneumologista pediatra do Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), Dr. Alberto Vergara, o diagnóstico ocorre, geralmente, nos primeiros dias de vida, quando detectada uma alteração no Teste do Pezinho. A confirmação vem com o Teste do Suor e a sobrevida mediana dos pacientes com fibrose cística é de aproximadamente 40 anos. “A expectativa de vida desses pacientes melhorou muito. Hoje, 90% deles chegam à fase adulta”, afirma Vergara.

A Campanha

O Projeto de Lei nº482/2024 visa conscientizar e informar a população do Estado do Paraná acerca da Fibrose Cística, por meio da realização de palestras, conferências, fóruns e publicações diversas anualmente no mês de setembro.

De acordo com o deputado Barichello, o Estado do Paraná poderá promover campanhas de conscientização para informar sobre a Fibrose Cística afixando cartazes informativos em locais de acesso público, tais como instituições de ensino, maternidades, ambulatórios, hospitais e unidades de saúde, com o intuito de conscientizar e informar.

A Campanha também poderá incentivar e conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, especialmente em relação às necessidades dos pacientes com Fibrose Cística.

Compartilhe: