Igor Mateus / Da redação
A vereadora Maria Clara Gomes, do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), apresentou à Câmara de Vereadores de Paranavaí um projeto de lei que tem como objetivo nomear a rua de passagem 10, entre os jardins Oásis e Morumbi, como João Lúcio da Silva.
“O querido João foi um professor de grande importância na cidade e, por isso, tive a intenção de homenageá-lo com esse projeto, assim como também fiz com o ex-professor Emílio Gimenes”, declarou a vereadora.
O projeto deve ser lido na noite desta segunda-feira (23) e, segundo a vereadora, provavelmente será levado para votação no próximo mês.
Professor renomado de educação física e querido entre os estudantes, João começou a lecionar em 1988 e trabalhou em vários colégios do ensino estadual de Paranavaí e da região noroeste. Mas foi no Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto – conhecido como Unidade Polo – que teve seu trabalho reconhecido pela sociedade.
O professor faleceu em 2021, sendo uma das milhares vítimas da Covid-19. Na época, segundo informações da família, assim que a doença foi descoberta, ele foi internado em um hospital de Paraíso do Norte. Dias depois de receber alta, seu estado de saúde piorou gravemente e teve que ser internado às pressas na Santa Casa de Paranavaí. Mesmo depois de muitos esforços, acabou vindo a óbito.
João deixou saudades aos familiares, especialmente a esposa Edmara Minelli Silva e as filhas Victoria e Barbara Silva, além dos ex-alunos.
“Amigo leal, trabalhador exemplar, pai de excelência, dedicou sua vida à família e ao trabalho que exercia como educador, acreditando fielmente que a educação era o pilar e a base para a conquista de ideais e a concretização de objetivos’’, finalizou Maria Clara.
João Lúcio da Silva
Nasceu em Querência do Norte, no dia 07/12/1967 e sempre teve desejo de ensinar. Isso o levou a se formar em Educação Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Arapongas.
João lecionou em diversas escolas públicas de Paranavaí. Sendo algumas delas: Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, Colégio Estadual, Leonel Franca. Também deu aulas em outras cidades como: Terra Rica, Guairaçá e Querência do Norte.