REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Câmara de Vereadores de Paranavaí aprovou esta semana o Projeto de Lei 38/2023, que destina área para a construção de uma quadra poliesportiva coberta no Centro Municipal de Educação Infantil Alzira Mendonça Figueira, no conjunto habitacional Flávio Ettore Giovine. A proposta é de autoria do Poder Executivo e recebeu voto favorável de todos os parlamentares.
O CMEI Alzira Mendonça Figueira atende 140 crianças de 6 meses a 5 anos de idade, mas não conta com espaço apropriado para a realização de atividades práticas pedagógicas. Sendo assim, as aulas de psicomotricidade e outras ações lúdicas acontecem no pátio da escola.
“Justifica-se a necessidade desta obra, pois tem como objetivo alcançar a comunidade escolar e local”, diz o texto encaminhado à Câmara de Vereadores. A explicação segue: “Por se tratar de um centro de educação infantil de tempo integral, é um local onde normalmente os alunos passam a maior parte do seu tempo e, na sua maioria, não possuem outro espaço de convívio social a não ser a própria escola”.
Além de atender a demanda interna, a quadra poderá ser utilizada pela comunidade externa em eventos esportivos, desde que fora dos horários de aula. “Os moradores do bairro poderão usufruir deste espaço para a realização de atividades esportivas, incentivando crianças, jovens e adultos a praticar as mais diversas modalidades de esporte, provendo assim a recreação e a formação esportiva”, argumenta o texto.
A secretária municipal de Educação, Adélia Paixão, informa que o processo de licitação para a execução da obra já está em andamento, mas por causa dos trâmites burocráticos ainda não é possível estabelecer prazos de início e conclusão.
Ela detalha que a área desafetada para a construção da quadra esportiva também tem espaço suficiente para futuros investimentos, por exemplo, ampliação das salas de aula, instalação de um parque infantil e implementação do projeto Horta Escolar, que garante alimentos saudáveis aos alunos.
Graciosa – Na mesma noite em que autorizou o uso do terreno no conjunto Flávio Ettore Giovine para a construção da quadra poliesportiva, a Câmara de Vereadores aprovou a destinação especial de outra área institucional, no Distrito de Graciosa, com o objetivo de fazer a capela mortuária, uma reivindicação antiga da comunidade.
O imóvel escolhido tem área superior a 1.800 metros quadrados e está situado no loteamento denominado Residencial Blumenau.
O vereador Josival Moreira, insistente defensor da construção, se manifestou sobre o projeto de lei apresentado pela Administração Municipal: “Fomos cobrados por essa capela. A comunidade dizia que era falta de consideração. Agora damos um passo decisivo para que Graciosa receba sua capela mortuária”.
De acordo com o parlamentar, o projeto da obra já está pronto e o Executivo iniciará os trâmites para licitar a construção.