MONIQUE MANGANARO
Da Redação
Qual a importância da prática da leitura e da escrita no desenvolvimento de um ser humano? Para o Diário do Noroeste, são agentes transformadores, capazes de alterar realidades e abrir possibilidades para um novo mundo.
Comprometido em estimular a educação de qualidade, o Diário do Noroeste lançou nesta quinta-feira (25) a terceira edição do projeto Semeando Leitores. A iniciativa em parceria com a Secretaria de Educação de Paranavaí busca incentivar a leitura e a escrita como instrumentos de formação cidadã.


A cerimônia de lançamento reuniu autoridades, professores e diretores das 19 escolas da rede municipal de ensino para apresentar a proposta que será trabalhada em sala de aula neste ano. Comemorando 70 anos em 2025, o DN decidiu convidar os estudantes a conhecer um pouco mais do ofício principal da empresa: a produção de notícias.
Alunos dos quintos anos de todas as escolas do município serão chamados a se tornar verdadeiros jornalistas mirins. O objetivo é que cada estudante apure fatos, faça entrevistas e redija uma notícia sobre um tema relevante para ele, dentro da realidade em que está inserido.
Para a diretora administrativa do Diário do Noroeste, Bruna Carvalho, a proposta, além de promover o hábito da leitura e instigar a curiosidade, compartilha com os jovens a importância de preservarmos a verdade, a imparcialidade e a transparência, pilares de uma comunicação de credibilidade. “Nós, como veículo de comunicação, desempenhamos um papel vital na sociedade, informando, educando, promovendo o debate crítico”, pontuou.

Mauricio Gehlen, prefeito de Paranavaí, fez questão de parabenizar a iniciativa do Diário do Noroeste em pensar na educação daqueles que são o futuro da cidade: as crianças. “Nos dá a certeza de que Paranavaí está no caminho certo quando vemos uma imprensa pró-ativa e que pensa em nosso maior patrimônio, que são as nossas crianças”, avaliou.
O chefe do Poder Executivo ainda lembrou a importância do trabalho de cada professor dentro de sala de aula, que abraça iniciativas como o Semeando Leitores e conduz os estudantes na aprendizagem. “Eu venho desejar êxito aos nossos professores, diretores, sempre tão importantes para levarmos esses bons projetos à frente. Que isso seja o despertar da leitura, do escrever, de pensar o futuro”, disse.

Representando a Câmara Municipal de Paranavaí, a vereadora Professora Cida Gonçalves pontuou que o projeto também propõe tarefas que trabalham a cidadania. “A gente percebe que os temas das três edições objetivam a participação desde criança na vida da sociedade”, avaliou.
A secretária de Educação de Paranavaí, Wanessa Durante, destacou que o projeto incentiva a aprendizagem dos gêneros textuais e estimula os estudantes a se dedicarem mais intensamente. “O projeto tem tudo a ver com o que a gente trabalha no dia a dia da escola. O tema notícia já faz parte do nosso organizador curricular, então vem incrementar o trabalho que os professores já vêm desenvolvendo em nossas escolas. Tenho certeza que vão sair grandes produções”, garantiu.

Divulgação do vencedor
Todas as notícias produzidas pelos estudantes passarão pela avaliação de uma comissão julgadora, que vai escolher 19 finalistas e, por fim, o aluno vencedor. O resultado da terceira edição do projeto Semeando Leitores será revelado em 4 de dezembro, com a divulgação do texto ganhador e premiação.
O estudante vencedor será presenteado com um notebook e terá o texto escrito por ele publicado em uma edição especial do Diário do noroeste. O professor responsável pelo aluno ganhará um prêmio de R$ 1 mil. Além disso, mais R$ 1 mil será sorteado entre os professores, diretores e alunos participantes da edição.