REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O escritor britânico Neil Gaiman resumiu: “Um livro é um sonho que você segura na mão”. Quando as palavras se unem para contar histórias, a imaginação supera limites e ensina que a vida pode ir além daquilo que os olhos podem ver. Ler é encontrar novos caminhos e dar passos seguros pelo desconhecido; é fazer brilhar a sabedoria e apagar o obscurantismo.
O Diário do Noroeste acredita que incentivar a leitura é garantir a construção do futuro sobre as bases sólidas do conhecimento, por isso idealizou o projeto “Semeando Leitores”, que incentiva as práticas da leitura e da escrita entre os alunos de escolas públicas de Paranavaí.
Mais de 800 alunos dos quintos anos tiveram a oportunidade de participar do concurso de redação sob o tema “O que é o Natal para você?” e contaram histórias que encantaram e divertiram. Os textos ajudaram a desvendar um pedacinho da alma de cada estudante.
Das centenas de textos, 19 foram selecionados para a fase final, um por escola. Os finalistas passaram pelo crivo de uma comissão de avaliação, na última sexta-feira (1º), com apresentação do resultado nesta quinta-feira (7) em cerimônia na Secretaria de Educação, às 8h.
A premiação é a seguinte: o primeiro lugar recebe um telefone celular, a professora responsável é presenteada com uma caderneta de poupança de R$ 1.000 e a turma ganha uma manhã de recreação; e para todos os alunos que tiveram os textos selecionados, medalhas de participação.
A realização do “Semeando Leitores” é resultado de uma parceria do Diário do Noroeste com a Secretaria Municipal de Educação. Apoiam a ideia: Lápis de Cor Papelaria, Guto Costa, Juliano Simonetti, UniFatecie, Marin Sports e Buffet Infantil Tayna Mateus.
A pedido do DN, os parceiros deixaram mensagens sobre a importância do projeto na formação dos estudantes.
Adélia Paixão – secretária municipal de Educação
“O Projeto ‘Semeando Leitores’ nos traz a possibilidade de levar sonhos e concretizar realidades, através da leitura e da produção textual. A proposta ‘O que é o Natal para você?’ permite ao aluno a reflexão do verdadeiro sentido natalino. Que possamos em 2024 oportunizar grandes momentos e ações envolvendo a leitura, a interpretação e a produção de textos aos nossos estudantes, visando assim ampliar horizontes do conhecimento.”
Rodolfo Bazani e Vanessa Dezorzi – Lápis de Cor Papelaria
“Toda e qualquer forma de estimular o desenvolvimento de uma criança, seja no seu âmbito social, cultural ou do seu próprio indivíduo, no caso deste projeto, a criatividade, para nós tem grande valor. Se desejamos uma sociedade com valores positivos, não podemos depositar nos outros a responsabilidade de torná-la melhor, tem que haver a nossa contribuição, por menor que seja, mas é um “degrauzinho” a mais nesta escalada. É gratificante participar deste projeto, ainda mais recebendo o convite diretamente do DN. Agradecemos imensamente a oportunidade.”
Eduardo Santini – Fatecie
“Apoiar o projeto ‘Semeando Leitores’ é uma maneira de investir no potencial das crianças e garantir que elas tenham acesso a uma educação de qualidade. Além disso, ao promover a leitura, estamos contribuindo para a formação de cidadãos críticos, criativos e engajados, que podem transformar positivamente suas vidas e suas comunidades.”
Tayna Rita Mateus Pereira e Elvis Márcio Sestito – Buffet Infantil Tayna Mateus
Para nós, do Buffet Infantil Tayna Mateus, este projeto, além de estimular a leitura e ajudar no desenvolvimento da escrita, é um passaporte para começar a transformar pessoas, pensamentos e atitudes. Devemos semear a paixão pelas palavras, por histórias e personagens. Acreditamos que, assim, contribuímos para a formação de crianças e para futuros cidadãos conscientes para o mundo melhor.
“O projeto ‘Semeando Leitores’ é um dos mais nobres que conheci, porque investe hoje na criança, mas com um olhar no futuro. Apoiar e incentivar este projeto, mais que uma obrigação é um ato de cidadania. Precisamos estimular e incentivar as crianças ao saudável hábito da leitura, que traz novos horizontes, permite sonhar e conhecer o mundo através de livros e jornais. Sinto-me, particularmente, honrado e lisonjeado em participar do ‘Semeando Leitores’, pois, como disse, é uma ação de cidadania, que expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada.”
Guto Costa
“Participar do projeto ‘Semeando Leitores’ é motivo de orgulho, porque acredito na educação como ferramenta de transformação do mundo. O futuro está nas mãos de nossas crianças e ver a dedicação delas aos estudos nos traz a esperança de dias melhores. Quando incentivamos a leitura e a escrita, preparamos cidadãos comprometidos com a justiça e a igualdade. Que o projeto ‘Semeando Leitores’ faça florescer em cada participante o apreço por boas histórias e que ajude a encontrar um caminho promissor.”