(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Entre os locais destacados no projeto de lei está o terminal urbano 
Foto: Arquivo DN
Entre os locais destacados no projeto de lei está o terminal urbano Foto: Arquivo DN

INCLUSÃO DIGITAL

Projeto em análise na Câmara institui sinal livre de Wi-Fi em locais públicos de Paranavaí

Implantação do programa se dará a partir de parcerias, convênios ou termos de cooperação, sem qualquer ônus financeiro para os cofres municipais

REINALDO SILVA

Da Redação

O Projeto de Lei 239, em análise na Câmara de Vereadores de Paranavaí, institui o programa Wi-Fi Livre, que disponibiliza gratuitamente sinal de internet nos terminais urbano e interurbano e em praças, parques e pontos turísticos da cidade.

O objetivo, segundo o propositor, vereador Antonio Carlos Utrila, é promover inclusão digital e democratizar o acesso à informação, à cultura e ao conhecimento, além de servir como ferramenta educacional, de comunicação e de entretenimento. Consta do PL 239 que essa possibilidade favorece “a interação social e o desenvolvimento cidadão”.

Foto: Ivan Fuquini

Na justificativa do projeto de Lei, Professor Utrila também destaca que o sinal livre de Wi-Fi tornará os espaços públicos mais atrativos e modernos, incentivando o turismo a partir da oferta de conectividade a moradores e visitantes.

A implementação do programa se dará exclusivamente por intermédio de convênios, parcerias ou termos de cooperação, sem gerar qualquer ônus financeiro à administração municipal. Caberá às entidades parceiras a responsabilidade integral por implantar, operacionalizar e fazer a manutenção do serviço.

O sistema de internet gratuita terá dispositivos para restringir conteúdos ilícitos, tais como pornografia, apologia ao crime e quaisquer outros materiais que firam a legislação vigente.

“Diante de sua relevância”, argumenta Utrila, “esta iniciativa representa um passo decisivo para consolidar Paranavai como uma cidade conectada, moderna e inclusiva, fortalecendo a cidadania, o acesso à informação e a democratização da cultura digital”.

Compartilhe: