O Projeto ERA, da Associação Esportiva e Recreativa de Paranavaí, atende cerca de 350 crianças e jovens com idades entre 7 e 17 anos. Trata-se de um projeto social custeado pelo município de Paranavaí com objetivo de desenvolver as modalidades de Futsal e Futebol nas categorias masculino e feminino.
Além do longo alcance social, o ERA se dedica ainda ao esporte de rendimento. Por isso, obtém destaque nas competições estaduais representando a cidade. O Futsal Sub-13, por exemplo, é líder do ranking paranaense e se apresenta como uma das forças para a conquista da fase final Chave Ouro (principais equipes), de 17 a 19 de dezembro, no Ginásio Lacerda Braga.
Antes, neste final de semana, até 12 de dezembro, a equipe Sub-16, disputa em Campo Mourão a final da Chave Ouro. Estão no páreo os municípios de Arapoti, Cascavel e Campo Mourão, além do ERA Paranavaí.
O projeto representa a cidade nos Jogos da Juventude, sempre com protagonismo. Neste ano as equipes de Futsal masculino e feminino se destacaram. As meninas chegaram em terceiro lugar, enquanto os meninos ficaram em segundo lugar após disputa emocionante com Maringá. O jogo final terminou 1×1 e nos pênaltis Maringá venceu por 9×8.
Detalhando – Coordenadores do Projeto Era, os professores Edízio Gomes e Elifas Oliveira lembram que um competente grupo de profissionais viabiliza as atividades durante todo o ano nesta atividade em parceria com a Semel – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. São sete professores de educação física e dois componentes do chamado staff (apoio), além da dupla da coordenação.
O projeto conta com polos de Futsal no Ginásio Lacerda Braga, centro; na Escola Pedro Real, do Jardim Morumbi; no Ginásio do Tiro de Guerra, Vila Operária; na Escola José Vaz de Carvalho, do Distrito de Sumaré; no Distrito de Mandiocaba, Escola Clemente Niehues. Para participar no interessado deve se informar nos estabelecimentos, contactando os profissionais do projeto. As atividades acontecem sempre no contraturno escolar, sem custo.
Para a modalidade Futebol de Campo, o ERA dispõe de treinamentos nos jardins Morumbi, Canadá e Três Conjuntos, além do Estádio Municipal Waldemiro Wagner. Caso queira fazer parte, o aluno pode entrar em contato com a Semel.
Por fim, neste ano o ERA ofereceu através da Semel o Funcional Fut, um trabalho exclusivo para mulheres, visando condicionamento físico. As aulas acontecem, sempre às terças e quintas-feiras. Cerca de 50 alunas participam do Funcional Fut.
Encerramento 2021 – No último domingo o Projeto ERA promoveu uma confraternização para marcar o encerramento das escolas de Futsal e Futebol de Campo neste ano. Cerca de 150 alunos participaram, informam Gomes e Oliveira. As atividades aconteceram no Ginásio de Esporte Lacerda Braga, o Lacerdinha.
Os professores reforçam que o período (2021) foi desafiador por conta da pandemia e algumas mudanças necessárias de comportamento. No entanto, o trabalho dos profissionais e a dedicação dos jovens permitiram concluir um ano com bons resultados sociais e esportivos.