ADÃO RIBEIRO
A Escola Municipal Doutor José Vaz de Carvalho, no Distrito de Sumaré, em Paranavaí, vem dando exemplo de como a integração entre pais, instituição de ensino e comunidade em geral pode fazer a diferença no dia a dia da educação. Trata-se do Projeto Escola para Pais, que trabalha o tema “Escola que Acolhe; Educação que Transforma”.
Na noite da última quarta-feira, o projeto viveu o terceiro encontro de pais na escola. São palestras dos mais variados temas, além de muita troca de informações visando a aperfeiçoar os ambientes escolar e de casa, tornando a relação cada vez mais leve e amorosa.
No encontro desta semana, a psicóloga Maria Amanda Bastos trabalhou os sentimentos e as emoções infantis – mídia no contexto sociofamiliar.
Diretora da escola, Sirley Sbais avalia como muito positivo o resultado obtido até agora. Na noite desta quarta-feira, por exemplo, grande número de pessoas compareceu, mostrando engajamento.
A professora opina que esse é um passo importante, já que a escola e a família devem estar alinhadas para que o aprendizado aconteça. Além das palestras, a comunidade tem a oportunidade de se expressar e, a partir da troca de experiências, buscar caminhos que otimizam as atividades escolares.
Todo o trabalho de profissionais da educação e de outros segmentos é voluntário. Os eventos presenciais são viabilizados em parceria com as empresas locais.
Serão nove encontros até o final do ano. O próximo está agendado para a última semana de julho. Na ocasião estará na escola a terapeuta Samira Alarcon.