REINALDO SILVA
Da Redação
Os livros se deitam sobre os lençóis estendidos no chão, se acomodam nos bancos, recebem carinho das mãos das crianças. Espalhados pela Praça da Xícara, em Paranavaí, compõem o cenário que chama a atenção para a importância da leitura.
É fim de tarde de sexta-feira. Alunos, professores e equipe pedagógica da Escola Municipal Cecília Meireles se preparam para o Sarau Literário, repleto de música, poesia e, claro, literatura. Arte e cultura compartilhadas com familiares e amigos.
O mundo das palavras cria laços, estimula o aprendizado, transforma o futuro. “A leitura é essencial. A partir dela, as crianças aprendem a interpretar, se comunicam melhor, aguçam o senso crítico”, pontua a diretora Elis Regina Gonçalves Lima.
Ela sorri orgulhosa dos alunos e elogia a presença da comunidade escolar. O apoio dos pais garante ao projeto “Eu leio e transformo” resultados positivos do ponto de vista pedagógico e na formação de cidadãos conscientes. Os filhos se sentem motivados, se dedicam de forma verdadeira às atividades.
Ali está a estudante do 4ºB Nina Amorim Cardobé, de 10 anos, pronta para declamar um clássico de Gonçalves Dias, Canção do exílio. Ela mesma escolheu o texto, pois “é uma poesia conhecida e bem elaborada”, diz.
Ela conhece cada verso, cada estrofe, mas prefere levar a letra impressa em papel para o caso de ficar nervosa e esquecer. Que nada. As palavras saem fácil. Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá, as aves, que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá. O céu tem mais estrelas, as várzeas têm mais flores, os bosques têm mais vida, a vida, mais amores.
Nina completa a declamação e recebe os aplausos da atenta plateia. Depois abre espaço para outras apresentações. Há oportunidades para todos, mas o mais importante é que há oportunidade para sonhar e imaginar.
O projeto “Eu leio e transformo” distribui atividades ao longo do ano, dentro e fora da escola. Incrementa o vocabulário, aprimora a fluência da língua portuguesa, promove o contato com diferentes culturas.
E veja só que legal: desde que a proposta foi implantada na escola, em 2021, o desempenho dos alunos melhorou de forma significativa. A diretora faz questão de lembrar que durante a pandemia de Covid-19, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Escola Cecília Meireles era 7,5. Na última avaliação, este ano, a nota subiu para 8,5.
Elis Regina Gonçalves Lima afirma que a programação do projeto “Eu leio e transformo” segue até o final do período letivo e volta em 2025 com algumas adaptações, talvez novas formas e novos conteúdos, mas com a mesma motivação de sempre: formar leitores, formar cidadãos.