REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Olhos e ouvidos atentos ao presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí, Luís Paulo Hurtado. Ele fala sobre as atribuições dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; explica os processos de criação e aprovação dos projetos de lei; ensina sobre o orçamento anual do município e a aplicação dos recursos públicos. Assistem à palestra estudantes do oitavo ano do Colégio Estadual Curitiba.
A visita na manhã de ontem (14) é parte do projeto “Observatório Social Mirim”, uma realização do Observatório Social de Paranavaí em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE). A ideia é levar ao ambiente escolar debates sobre administração pública e aplicação de recursos financeiros.
“Estamos falando sobre cidadania fiscal. Quem paga [os tributos municipais], a quem paga e o que é feito com o dinheiro”, diz a presidenta do Observatório Social, Elzi Garbo.
O projeto também tem o objetivo de despertar nas crianças e nos adolescentes a preocupação com a importância do voto consciente. Quem são os candidatos? O que defendem? Apresentam propostas factíveis ou promessas que não podem cumprir?
A coordenadora do Observatório Social, Thaís Soares, lembra que no próximo ano haverá eleições municipais. A maioria dos alunos que participam do “Observatório Social Mirim” ainda não terá idade para votar, mas os temas abordados durante as palestras podem ser levados para os pais, os familiares, os amigos.
Para o professor Dante Luiz Cimardi, que acompanhou os estudantes do Colégio Curitiba na visita à Câmara de Vereadores ontem, “o ponto-chave é que tenham conhecimento da ‘coisa’ pública, da ética”. Ele defende que os jovens são os agentes da mudança e que é preciso vislumbrar um futuro que traga dignidade para todos.
Todas as escolas estaduais de Paranavaí serão visitadas ao longo dos próximos meses, conforme agenda definida pelo NRE. Em cada uma, o Observatório Social promoverá dois encontros, um no próprio estabelecimento de ensino e outro na Câmara de Vereadores.
O presidente do Legislativo Municipal concorda que iniciativas como essa permitem formar cidadãos preparados para assumir cargos públicos em favor da sociedade. “Amanhã teremos pessoas boas na política.”
Luís Paulo conta que havia formatado um projeto para apresentar a Câmara de Vereadores a estudantes de Paranavaí e confirma que, da mesma forma que o Colégio Estadual Curitiba, outas escolas podem agendar visitas e conversas com os parlamentares, para despertar a curiosidade e a participação. Nesse sentido, o “Observatório Social Mirim” é uma iniciativa de grande importância social, avalia o presidente.