Igor Mateus
Da Redação
Dezembro chegou. Época mais aguardada pelo comércio por conta do alto número de vendas que são registradas neste período. Para a sociedade em geral, o clima cultural que abastece as cidades com luzes e enfeites de Natal também deixa a data com um toque especial.
As crianças, por sua vez, fazem pedidos especiais ao Papai Noel. Por isso, os Correios lançam, todos os anos, o projeto “Papai Noel dos Correios” que visa atender crianças carentes por meio de pedidos realizados em cartas ao bom velhinho.
Experiência – Para atender toda a demanda, a instituição busca parceiros a cada ano. Em Paranavaí, uma das parcerias que deram certo foi com o escritório de contabilidade Lux.
No próximo sábado, dia 9, a equipe de trabalho da empresa realizará a entrega dos brinquedos arrecados no Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Ayrton Senna da Silva – CAIC.
De acordo com o contador Aryldo Zoccante, a empresa abraça a campanha desde o ano passado. “Em 2022 me vesti de Papai Noel. Outros colaboradores foram fantasiados de super-heróis. O objetivo é fazer a felicidade das crianças carentes, não só com os brinquedos, mas também um dia recreativo com um belo café da tarde”, conta.
CARTAS CONTEMPLADAS – De acordo com os Correios, 14.608 cartas foram selecionadas no Paraná e 12.574 foram adotadas.
O gerente dos Correios de Paranavaí, Leandro Mendes, fez um pedido. “Às vezes encontro pessoas que têm vontade de ajudar, mas não sabem como. Então, convido todos que tenham interesse em tirar o sonho de uma criança do papel. Qualquer pessoa pode ajudar, além disso, as empresas que quiserem participar, a exemplo do escritório Lux, serão muito bem-vindas”, disse.
Nesta quarta-feira, dia 6, outra empresa fechou parceria. Trata-se da General Mills – Unidade de Graciosa (Distrito de Paranavaí) que realizou a entrega de presentes para a Escola Municipal Ayrton Senna da Silva.
O PROJETO – Os correios trabalham em duas frentes: a primeira é com as crianças da sociedade em geral (de até 10 anos), em situação de vulnerabilidade social; a segunda com crianças até o 5º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública e instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.
Como enviar uma carta – Como incentivadores da criatividade e da redação de textos, os Correios requisitam que as cartas sejam manuscritas. Além disso, no cadastramento é exigido o CPF da criança. O envio pode ser feito de duas formas: nas agências participantes ou pelo Blog do Noel (blognoel.correios.com.br).
Padrinhos e madrinhas – Para adotar uma ou mais cartinhas, é preciso retirar em uma unidade participante da ação ou acessar o blog da campanha. Na página, clique em “Adoção On-line” e siga os passos. Para visualizar as cartinhas disponíveis em cada cidade ou município, é necessário escolher a localidade. Aqueles que desejam tirar sonhos do papel devem ficar atentos às diferentes datas de início e fim da campanha em cada Estado.
Entrega dos presentes – A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega mais próximo da localidade indicada no Blog e conforme cronograma da campanha. Os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha.