(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ASSEMBLEIA

Projeto que cria passaporte equestre é aprovado

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta terça-feira (14) a redação final do projeto de lei 139/2021, de autoria dos deputados Tião Medeiros (PTB) e Anibelli Neto (MDB), que cria o Passaporte Equestre no Estado.

De acordo com o projeto, o Passaporte Equestre é um documento emitido com os registros sanitários válidos e que facilita o transporte dos animais equestres. O passaporte tem como finalidade substituir a Guia de Transporte Animal (GTA). Trata-se de uma medida facilitadora e facultativa ao proprietário, que poderá optar pelo procedimento da GTA.

O passaporte deverá trazer a identificação do animal, indicando pelagem, tipo e raça, registro genealógico, a identificação do proprietário e procedência do animal, além de atestado de exame clínico realizado por médico veterinário, atestados clínicos e laboratoriais.

O documento só poderá ser emitido para equídeos procedentes de estabelecimentos e proprietários cadastrados e que cumpram com a legislação sanitária vigente. A validade do documento estará vinculada à data de validade dos exames, podendo ser renovado sempre que os exames forem atualizados.

Tião Medeiros explica que a medida simplifica a documentação para que os animais possam ser transportados dentro e fora do Estado. O passaporte poderá ser utilizado em competições, provas e exposições que exigem uma série de documentos. “É uma facilidade, uma simplificação dos documentos exigidos por meio de um passaporte”, disse o deputado.

Pela proposta, o passaporte será emitido para participação em cavalgadas, desfiles, treinamentos, concursos, provas e qualquer outra atividade ou evento de natureza cultural, desportiva ou de lazer, e ainda para o exercício das atividades equestres de turismo, trabalho rural, policiamento ou de auxílio terapêutico.

Compartilhe: