Na manhã desta segunda-feira (4), sete turmas de escolas estaduais de Paranavaí e Tamboara foram premiadas
REINALDO SILVA
Da Redação
Criado em 2009, o Observatório Social de Paranavaí atua como entidade de controle social, acompanhando de perto os gastos públicos em busca de contribuir para uma gestão transparente. Em outra frente de trabalho, desenvolve atividades voltadas à cidadania fiscal e ao voto consciente, com alcance em todos os níveis de ensino – fundamental, médio e superior.
Na manhã desta segunda-feira (4), sete turmas de escolas estaduais de Paranavaí e Tamboara foram premiadas no encerramento do projeto “Cidadania em foco: educação fiscal e financeira em ação”.
A presidente do Observatório Social, Maria Elzi Garbo, elogiou as propostas elaboradas pelos estudantes e incentivou: “Que sejam cidadãos transformadores da vida de muitos”.
A coordenadora pedagógica do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, Gisele Adriano, classificou o projeto como “uma experiência rica para cada estudante e para cada escola”.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Ed Wilson, ressaltou a importância de aprender sobre finanças e conhecer o funcionamento da gestão pública. Isso reforça o censo de cidadania.
Gerente de agência da cooperativa Sicredi, Felipe Cabral Pradella comparou o projeto do Observatório Social com uma semente de transformação social, que estimula a ir além das críticas e contribuir, de fato, com a construção do futuro.
O prefeito em exercício de Paranavaí, Pedro Baraldi, ressaltou a necessidade de acompanhar os gastos públicos para garantir a transparência e a legalidade dos processos. Nesse sentido, o trabalho do Observatório Social mereceu reconhecimento.
PREMIAÇÃO – O projeto de criação do Observatório Social Mirim rendeu à turma do Colégio Estadual Doutor Duilio Trevisani Beltrão, de Tamboara, o prêmio Destaque.
Na categoria Cidadania em Foco, os grupos mais bem avaliados, do terceiro ao primeiro, representam a Escola Estadual do Campo de Mandiocaba, com o projeto de criação do prefeito mirim; o Colégio Estadual Cívico Militar Silvio Vidal, com o projeto “Importância do voto”; e novamente o Colégio Estadual Doutor Duilio Trevisani Beltrão, com a proposta de instituir os vereadores mirins.
O prêmio Evolução contemplou os seguintes projetos: “Importância da nota fiscal – doação de notas à APDE”, do Colégio Estadual Cívico-Militar Sílvio Vidal; “Importância da nota fiscal – doação de notas à Spap”, do Colégio Estadual Cívico-Militar Flauzina Dias Viegas; e “Criação de vereador mirim”, da Escola Estadual do Campo de Mandiocaba.
Todos os alunos integrantes dos grupos vencedores receberam presentes adquiridos graças aos parceiros do Observatório Social de Paranavaí na realização do projeto.