(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini

SEGURANÇA

Projeto sugere recompensa para informantes de crimes contra o patrimônio público em Paranavaí

Proposição condiciona o pagamento à identificação do autor e à aplicação da sanção cabível. O valor será definido por regulamentação e dependerá de dotação orçamentária

REINALDO SILVA

Da Redação

O Projeto de Lei 153/2025, em trâmite na Câmara de Vereadores de Paranavaí, prevê o pagamento de recompensa financeira a quem denunciar atos de vandalismo e depredação do patrimônio público. O objetivo é estimular a população a colaborar com a segurança, a conservação urbana e a proteção ambiental.

A proposição é da vereadora Aparecida Gonçalves, mais conhecida como Professora Cida, e visa a identificar e responsabilizar autores de pichação ou grafite não autorizado; furto ou vandalismo de fiação elétrica, cabos e equipamentos públicos; descarte irregular de resíduos sólidos em áreas públicas ou privadas; e depredação ou destruição de bens públicos. O texto também cita o combate ao tráfico de drogas.

Consta do PL 153/2025 que “a denúncia deverá ser encaminhada aos órgãos competentes do município, por intermédio de canais oficiais a serem definidos em regulamento, e deverá conter elementos suficientes que possibilitem a apuração dos fatos e a identificação do(s) responsável(is) pelo ato denunciado”.

Objetivo da proposta é estimular a população a participar da segurança dos equipamentos públicos do município
Foto: Ivan Fuquini

O programa de incentivo à cidadania ativa permitirá denúncias anônimas, mas a concessão de recompensa dependerá da identificação e do cadastramento prévio do informante, garantindo sigilo dos dados pessoais.

Havendo confirmação da identidade do autor e a aplicação da sanção cabível, seja por autoridade administrativa, seja por força policial, “o denunciante fará jus à recompensa financeira na forma estabelecida em regulamentação”. Da mesma forma, o valor será instituído posteriormente.

Ao explicar a proposição, Professora Cida afirma que os valores destinados ao pagamento serão estabelecidos previamente por dotação orçamentária específica, o que garantirá a viabilidade e a execução responsável.

Antes de ser votado em plenário, o projeto de lei precisa ser analisado pela Procuradoria do Legislativo e pelas comissões pertinentes da Câmara de Vereadores. 

Compartilhe: