Um total de 871 alunos de todas as turmas de 5º ano das 19 escolas municipais de Paranavaí estão participando de um concurso de redação do Projeto Semeando Leitores, idealizado pelo jornal Diário do Noroeste. A ideia é que os estudantes produzam um texto do gênero Carta Pessoal respondendo à seguinte pergunta: “O que é o Natal para você?”. O aluno com a redação vencedora do concurso será premiado com um telefone celular e a professora da turma ganha uma poupança no valor de R$ 1.000,00. Além disso, a turma do aluno premiado terá um dia recreativo em um Buffet parceiro (Tayna Mateus).
“Para nós, essa é uma oportunidade ímpar de ver nossos alunos colocando em prática aquilo que têm aprendido nas salas de aula. Somos os maiores incentivadores de projetos de leitura e escrita, porque acreditamos que a criança que lê muito e escreve bem, se desenvolve bem em qualquer área que escolher para atuar em sua vida. A leitura e a escrita são uma porta aberta para um universo de oportunidades”, destaca a secretária de Educação, Adélia Paixão.
Para o editor-chefe do Diário do Noroeste, Adão Ribeiro, “estamos preocupados em deixar cidadãos pensantes, que possam continuar transformando o mundo com suas ideias, com suas descobertas, com seu interesse pelo saber. Só teremos futuro se começarmos a semear o conhecimento no presente”.
Diretora do Diário do Noroeste, Bruna Carvalho falou sobre a importância do engajamento social. Reforçou que a marca Diário do Noroeste é um patrimônio da Região. Diante da perspectiva, o concurso pretende estimular nos estudantes o interesse pela prática da escrita e pela leitura. O DN é integrante do Grupo Carvalho, conjunto de empresas que gera trabalho e renda no Noroeste e que abraça o desafio de participar da educação dos jovens brasileiros, o maior capital que um país possui.
Para o concurso, todos os 871 alunos dos 5ºs anos do município vão produzir textos dentro do tema “Natal 2023”. Cada escola escolherá um texto para enviar à Secretaria Municipal de Educação. Os 19 textos selecionados serão avaliados por uma Comissão formada por supervisores pedagógicos da Seduc e profissionais do jornal Diário do Noroeste, e todos os 19 alunos com textos selecionados serão premiados com medalhas. A premiação está marcada para o dia 6 de dezembro.
A equipe do Diário do Noroeste participou na manhã desta quinta-feira do lançamento d da iniciativa, realizada na Secretaria Municipal de Educação. No evento foram apresentados a marca da atividade e o material de apoio para os professores em sala de aula, incluindo regulamento e a folha de produção dos textos.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)