Dois projetos do Instituto Água e Terra (IAT) concorrem ao #EuSouParanapanema, prêmio nacional que contempla iniciativas em prol da preservação dos recursos hídricos. As ações finalistas são a cartilha Outorguinha, projeto de educação ambiental para crianças elaborado pela gerência de Outorga, e o programa de conservação de nascentes, desenvolvido pela Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos.
A votação é aberta ao público e pode ser feita até o dia 18 de novembro diretamente site do Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), entidade organizadora do evento. O resultado será divulgado em 27 de novembro durante evento em Ponta Grossa, nos Campos Gerais.
A cartilha Outorguinha concorre na categoria Poder Público, modalidade social. O projeto é uma iniciativa de educação ambiental produzida para crianças com idade entre 8 e 10 anos. Outorguinha é também a personagem principal do livreto. O material de 32 páginas traz explicações em linguagem simplificada e acessível sobre os recursos hídricos, o ciclo da água, suas utilizações e importância para a vida, além de dicas para que as crianças, no dia a dia, aprendam preservar a natureza.
A continuação do projeto já está em andamento. A segunda cartilha será voltada para crianças e adolescentes dos 11 aos 17 anos, com previsão de lançamento para 2025.
CONSERVAÇÃO DE NASCENTES – O programa é uma parceria entre IAT e prefeituras do Noroeste do Paraná que contam com nascentes de rios em seus territórios. Apenas em 2024, 10 cidades foram beneficiadas.
O projeto contempla o acompanhamento e treinamento de equipes municipais para o trabalho da conservação de nascentes; o replantio da mata ciliar com mudas nativas fornecidas pelos viveiros do Instituto e reconstituição das Áreas de Preservação Permanente (APP) que compõem a região. A proposta está em expansão e será levada para outras regiões do Estado em 2025.
PRÊMIO – O #EuSouParanapanema é organizado pela CBH Paranapanema e está em sua segunda edição. Os critérios incluem amplitude e quantidade de parcerias da iniciativa, originalidade, relevância, impacto social, impacto ambiental e replicabilidade. Serão entregues 12 prêmios diferentes para os vencedores de cada modalidade.