REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A esteira automatizada para uso industrial dá celeridade às produções em ampla escala. Ainda em fase de desenvolvimento, é resultado da pesquisa dos estudantes Gustavo, Lucas e João e foi uma das atrações da 11ª Feira de Inovação e Tecnologia do Instituto Federal do Paraná (IFPR), realizada ontem no campus de Paranavaí.
Alunos do quarto ano de Mecatrônica, os três aproveitaram a estrutura básica da esteira e criaram o sistema de automação. O trabalho de conclusão de curso ainda tem fins pedagógicos, mas com grande potencial comercial.
“Todos os protótipos são voltados para solucionar problemas do nosso arranjo produtivo local e contribuir com a sociedade”, explica o professor José Augusto Teixeira, chefe da seção de Inovação e Empreendedorismo do IFPR – campus de Paranavaí.
Ele cita a cerveja produzida a partir da substituição parcial do malte pelo bagaço da mandioca, já apresentada e em processo de implementação. “A mandioca é uma das culturas mais importantes da nossa região”, diz o professor, explicando que a produção utiliza “um resíduo da indústria e dá um destino, então agrega mais valor à cadeia de mandioca”.
Pesquisar e criar ferramentas de inovação requerem dedicação, levam tempo, mas os resultados valem a pena. “Os alunos que têm contato com esse tipo de pesquisa saem daqui, vamos dizer, pensando fora da caixa, porque desenvolvem a habilidade de solucionar problemas”, avalia Teixeira.
Os estudantes do segundo ano de Agroindústria, por exemplo, criaram receitas de doces utilizando hortaliças que eles mesmos cultivam. Entre as inovações culinárias saudáveis estão as balas e os cookies à base de alface e hortelã.
A equipe formada por Felipe, Alisson, Isabelli, Raphaela, Rhiana, Yasmim e Rebeka começou as pesquisas em julho e fez experimentos até encontrar a quantidade correta de cada ingrediente – os sabores são atraentes e incentivam os degustadores a repetir, mas vamos com calma (grifo do repórter).
Também chama a atenção a sobremesa criada pelos estudantes do terceiro ano de Agroindústria Moisés, Giovana e Lucas. Feita de chocolate, sem açúcar e à base de extrato de castanha de caju com óleo de menta, é uma opção vegana específica para pessoas diabéticas – gostosa e com apelo comercial (grifo do repórter).
Exposição – A Feira de Inovação e Tecnologia do IFPR é realizada anualmente e dá oportunidade para que alunos e professores apresentem os resultados das pesquisas desenvolvidas ao longo do ano. Também é chance para que a comunidade externa conheça de perto a estrutura do campus.
Normalmente, como aconteceu este ano, a programação conta com palestrantes que abordam temas ligados à inovação e à educação.
A exposição dos protótipos foi ontem, mas ainda é possível conferir outras atrações, como o caminhão da Expedição do Conhecimento, que apresenta informações sobre diferentes tipos de energia e dá espaço para interação dos estudantes visitantes.
Tem também o Planetário Itinerante que leva os espectadores a uma viagem pela Via Láctea e conta como é formado o sistema solar, de Mercúrio a Netuno, passando pela Terra, pelas tempestades eternas de Júpiter e pelos detritos espaciais que desenham os anéis de Saturno.
A Expedição do Conhecimento e o Planetário Itinerante foram trazidos a Paranavaí pela Itaipu Binacional em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu.