Com o slogan “Toda falta, faz falta”, o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí, em parceria com os colégios estaduais, lançaram a campanha de combate à evasão escolar, também intitulada como Semana “D”.
A ação tem como objetivo estimular a frequência de crianças e adolescentes nas escolas.
Ao encontro da mesma ideia, a vereadora Maria Clara Gomes na Câmara dois requerimentos acatados pelos parlamentares, que reforçam a preocupação com crianças e jovens. “Quando estas pessoas não estão na escola, estão na ociosidade, fator que favorece o envolvimento com as drogas e a violência. E isso é o que não queremos para nossa sociedade”, explica.
O primeiro documento solicita à Secretária de Assistência Social informações quanto aos programas, projetos e ações oferecidos as crianças e adolescentes.
A parlamentar questiona se existe um plano de ação para este público; em quais locais estas ações acontecem; qual a média de recursos investidos na promoção de convivência e fortalecimento de vínculos deste grupo; o que tem sido feito para evitar a drogadição na adolescência; se existem programas para ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho, bem como se há um relatório mensal de atendimento do Conselho Tutelar.
Já a outra proposição, quer saber quais cursos são oferecidos aos beneficiários do Programa Auxílio Brasil. “São respostas interessantes para que a gente saiba que ponto partir e ajudar”, analisou.
Maria Clara também ressaltou a necessidade da presença dos alunos no ambiente escolar. “Eu sempre friso a importância justamente dos estudos, porque o conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de nós. As nossas escolas e os nossos professores nos ajudam a caminhar, além de serem um grande incentivo para a conquista dos nossos sonhos”.
(Assessoria Câmara)