(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Paraná promove Campanha Estadual de Multivacinação de 6 a 31 de outubro
Foto: Robefrto Dziura Jr/AEN
Paraná promove Campanha Estadual de Multivacinação de 6 a 31 de outubro Foto: Robefrto Dziura Jr/AEN

SAÚDE

Proteção: campanha de multivacinação no Paraná começa nesta segunda-feira

Iniciativa é voltada à atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes, intensificação da imunização contra sarampo e febre amarela em pessoas com até 59 anos e, também, a resgatar a vacinação contra o HPV em adolescentes. O Dia D de mobilização será em 18 de outubro (sábado), em todos os municípios do Paraná.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza a partir desta segunda-feira (6), até 31 de outubro, a Campanha Estadual de Multivacinação, voltada para a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, para a intensificação da imunização contra sarampo e febre amarela em pessoas com até 59 anos e, também, a resgatar a vacinação contra o HPV em adolescentes de 15 a 19 anos. O Dia D de mobilização será 18 de outubro (sábado) em todos os municípios do Paraná.

Atualmente, o Estado apresenta coberturas vacinais para BCG de 102,21%, maior que a média brasileira, de 93,86%. Também tem cobertura vacinal de 75,50% para febre amarela, contra 72,92% no país. A Hepatite A é de 84,96% no Paraná e de 77,92% no Brasil. A tríplice viral para sarampo, caxumba e rubéola (1ª dose) tem cobertura de 93,03% no Estado e de 91,31% no país.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforça que a vacinação é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “É importante fazer esse esforço para ampliar a cobertura vacinal. Queremos que o Paraná se mantenha como exemplo de imunização para o Brasil. É fundamental que pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes com a caderneta de vacinação para avaliação das doses necessárias”.

A iniciativa segue orientação do Ministério da Saúde e busca elevar as coberturas vacinais, ampliar o acesso da população à vacinação e reduzir o risco de reintrodução ou disseminação de doenças como o sarampo.

A campanha contará com aporte extra de vacinas para todas as Regionais de Saúde e municípios, garantindo o atendimento de todo o público-alvo. Estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização incluindo: hepatite B, meningocócicas C e ACWY, tríplice viral (SCR), varicela, hepatite A, febre amarela, rotavírus, HPV, influenza e Covid-19.

PÚBLICO-ALVO – Crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) para atualização da caderneta vacinal; indivíduos até 59 anos (59 anos, 11 meses e 29 dias) que não tenham registro de vacina contra sarampo e/ou febre amarela; adolescentes de 15 a 19 anos (19 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinados contra o HPV.

RISCOS E ALERTAS – A intensificação da vacinação é fundamental para enfrentar risco de reintrodução do sarampo, já que Paraguai e Argentina registram casos ativos da doença e outros estados brasileiros identificaram casos importados. Em relação à febre amarela, a chegada da sazonalidade primavera-verão aumenta a circulação do vírus, com risco maior nas áreas de corredor ecológico. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais também reforçam a imunização.

Confira o esquema de vacinação:

Sarampo

12 meses a 29 anos: duas doses (intervalo de 30 dias)

30 a 59 anos: uma dose

Trabalhadores da saúde não vacinados: duas doses, independente da idade

Febre amarela

Dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos

Pessoas de 5 a 59 anos: uma dose (caso não vacinadas)

A partir de 60 anos: uma dose mediante avaliação médica, em áreas de risco

HPV

9 a 14 e 15 a 19 anos.

FONTE: Agência Estadual de Notícias

Compartilhe: