(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
O uso correto de protetor solar evita casos de insolação e até queimaduras
Foto: Freepik
O uso correto de protetor solar evita casos de insolação e até queimaduras Foto: Freepik

PEDIATRA EXPLICA

Protetor solar químico ou físico: como e quando usar cada tipo nas crianças? 

A estação mais quente do ano começa neste sábado (21). Com a chegada do verão e o início do período de férias escolares, cresce o número de crianças que aproveitam o calor nas praias e piscinas, ficando mais tempo expostas ao sol. Para evitar casos de insolação e até queimaduras, a médica pediatra Agnes Andrade recomenda atenção redobrada com o uso correto dos protetores solares. 

A especialista ressalta que existem dois tipos de filtros solares: o físico e o químico. O primeiro funciona como uma barreira para a pele, quase que refletindo a radiação solar. “Normalmente, a composição é feita com minerais, como óxido de zinco e dióxido de titânio”, informa. Por não ser absorvido pela pele, esse tipo de produto reduz as chances de reações alérgicas, no entanto, pode ser mais difícil de espalhar. 

Já o protetor do tipo químico é composto por aditivos que formam uma barreira química contra a radiação solar e que é absorvida pela pele, evitando que os raios UVA e UVB prejudiquem o corpo humano. “Embora tenhamos uma maior variedade de marcas no mercado, esse tipo de protetor tem uma chance um pouco maior de desenvolver reações alérgicas”, alerta. Por isso, destaca a pediatra, a versão só é recomendada para crianças a partir dos 2 anos. 

Qual protetor solar escolher?

Segundo a médica, o tipo de protetor solar escolhido deve respeitar a idade da criança. Até os seis meses de vida do bebê, a recomendação é que a proteção contra o sol seja feita somente com bonés, roupas específicas para proteção solar e guarda-sol. Entre seis meses e 2 anos, a orientação é utilizar somente os protetores tipo físico ou inorgânicos e a partir dos dois anos, os filtros solares químicos ou orgânicos. 

Escolhido o produto certo, é preciso se atentar à aplicação. Para saber a quantidade ideal do protetor solar utiliza-se a regra da “colher de chá”. Nas crianças, dedique meia colher de chá do produto para rosto, cabeça e pescoço; meia colher de chá para o braço direito; meia colher de chá o braço esquerdo; uma colher de chá para o tronco (frente e atrás); e mais uma colher de chá para cada uma das pernas. 

“Deve-se aplicar protetor solar com fator de, no mínimo, 30 e certificar-se que é resistente à água. Aplicar 20 minutos antes de ir ao ar livre e, depois, a cada duas horas. Também é preciso reaplicar se entrada na água ou se sudorese abundante. Não esquecer de locais como as orelhas, o dorso dos pés e a região atrás dos joelhos”, orienta a pediatra.

A médica pediatra Agnes Andrade atende em Paranavaí
Foto: Frederico Junglaus

SERVIÇO

Agnes Andrade – Médica pediatra (CRM 42.960 // RQE 31.841)

Endereço: Rua Manoel Ribas, 1978, Parque São Lourenço, ICT Clínica, em Paranavaí

Telefone/WhatsApp: (41) 9 9732-2294

Instagram: @agnes.pediatra

Compartilhe: