ADÃO RIBEIRO
O PSD (Partido Social Democrático) de Paranavaí promove um evento de filiação de lideranças de toda a região. Será nesta quinta-feira (24), no salão do CTG (Centro de Tradições Gaúchas). Ao todo serão 122 filiações. Também será empossada a presidente do PSD Mulher, Roberta de Oliveira Souza dos Santos, servidora pública do Estado.
Presidente da sigla em Paranavaí, o contabilista Aryldo Zoccante Cardoso visitou o DN nesta segunda-feira e falou sobre o tema.
Pré-candidato a prefeito, Aryldo cita que o objetivo é debater projetos para as cidades e não necessariamente nomes de eventuais candidatos. Ele sugere que sejam abordadas ideias de longo prazo e que impulsionem o desenvolvimento, sempre com participação das associações de moradores e de outras entidades da sociedade civil. Também são apontados como potenciais pré-candidatos pela sigla o ex-prefeito Rogério Lorenzetti e a ex-vice-prefeita Jeanne Fujii Kato.
Retomando a questão dos projetos é fundamental a organização partidária. Aryldo antecipa que são esperados secretários de Estado, prefeitos e deputados no evento. Por outro lado, cita que a meta do partido é se organizar em todo o Paraná e eleger cerca de 200 prefeitos. O grande líder do PSD paranaense é o governador Ratinho Júnior, apontado como potencial candidato a presidente da República em 2026.
Enfatizando que não faz críticas pessoais a gestores, entende ser importante identificar as potencialidades de Paranavaí e as obras estruturantes para que a cidade se desenvolva. Pensa que é preciso um gestor com perfil de empresário. Aponta Rubens Felippe e Rogério Lorenzetti como exemplos de administradores bem-sucedidos, cujas marcas são visíveis até hoje.
Integrantes do PSD, os assessores da Casa Civil do Governo na região – Jhonatan Douglas e Eduardo Casa Grande acompanharam o presidente na visita ao DN. Ambos falaram de aspectos regionais e atividades em curso com ênfase para a infraestrutura e logística. As lideranças foram recebidas por Sérgio Carvalho, diretor do Diário do Noroeste.