REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Paranavaí é uma cidade importante, estratégica, com grande representatividade política. As considerações são do deputado federal Beto Richa (PSDB) e do presidente estadual do Cidadania, Rubens Bueno, que viajaram à Região Noroeste para conversar com correligionários e começar pavimentar os caminhos para as eleições municipais de 2024.
Na passagem por Paranavaí, na última quinta-feira (1º), eles visitaram o Diário do Noroeste e falaram sobre a Federação PSDB-Cidadania, formalizada há aproximadamente um ano, resultado da convergência de pautas e bandeiras políticas e econômicas.
A união das duas siglas, disse Richa, é “natural e prazerosa”. A sintonia se explica pela origem dos dois grupos partidários: “Viemos do mesmo lugar”, resumiu. A ideia é que as congruências fortaleçam as relações também nos âmbitos regionais e municipais. Assim será possível formar uma estrutura forte para o ano que vem.
Se a meta é consolidar a unidade entre PSDB e Cidadania, Bueno destacou a importância o trabalho em desenvolvimento em todo o Paraná. Estão percorrendo todas as regiões do Estado e conversando com lideranças, militantes e filiados para explicar o que é e como funciona a federação partidária. Também delegam tarefas, uma delas é buscar novos nomes que permitam ampliar a base de apoio das duas siglas.
Especificamente sobre Paranavaí, Richa e Bueno citaram o nome de Leônidas Fávero Neto, o Doutor Leônidas, vereador e suplente de deputado estadual. Representante do Cidadania no Legislativo Municipal, é protagonista na corrida eleitoral, indicado como pré-candidato a prefeito.
A confirmação de Doutor Leônidas no disputa de 2024 vai depender da construção de alianças e das configurações futuras, mas a intenção inicial da Federação PSDB-Cidadania é apresentar candidatura própria para prefeito e chapa completa para vereadores. Assim também deverá ser em outros municípios da Região Noroeste.
Pedágio – Beto Richa comentou sobre a concessão das rodovias paranaenses para a iniciativa privada. “Os paranaenses são a favor do pedágio, o que ‘pega’ é a alta tarifa cobrada desde sempre.”
A expectativa é que os valores sejam acessíveis e que as obras de duplicação, retomadas. “São importantes para o desenvolvimento e a segurança do Estado”, disse o parlamentar.
Rubens Bueno acrescentou: “Temos alto volume de recursos, dinheiro público, da população, colocado na recuperação das rodovias do Paraná. São bilhões e bilhões de reais. Com a paralisação do contrato, essas estradas estão se deteriorando, então nós estamos perdendo bilhões e bilhões de reais”.
A avaliação do presidente do Cidadania é que as questões contratuais precisam ser resolvidas o mais rapidamente possível, permitindo a retomada das concessões. “Será melhor para todos.” A responsabilidade, lembrou Bueno, é do Governo Federal.
Política – O deputado federal do PSDB enfatizou que a sigla declarou independência em relação ao Governo Federal, postura avalizada por ele. “O que imaginar que seja importante para a sociedade e para os brasileiros, que atenda os interesses do Paraná, aprovamos. Se avaliar que não é bom, votamos contra, criticamos.”
Na opinião de Richa, o Executivo tem demonstrado grande desarticulação. “Isso é voz corrente na Câmara dos Deputados, entre todos os partidos.” A falta de apoio rendeu muitas derrotas e algumas vitórias com dificuldades.
Já no âmbito estadual, a Federação PSDB-Cidadania e o Governo mantêm parcerias. “Temos presença desde a primeira eleição e agora na reeleição. Agora temos secretarias [Esportes e Cultura]”, apontou Rubens Bueno, seguido de Richa: “Nos aproximamos mais do Governo agora e estamos contribuindo”.