REINALDO SILVA – da Redação
“Quem de nós diria que a família não é o mais importante? Mas, muitas vezes, diante da correria, diante das demandas da sociedade, precisamos conquistar coisas, e acabamos nos esquecendo da família, daquelas pessoas que estão ao nosso lado, com quem convivemos.”
A reflexão é do psicólogo Lucas Botta Antonelli, que esteve em Paranavaí na noite de quinta-feira (28) e participou do último encontro do projeto Escola para Pais, desenvolvido pela Escola Municipal Doutor José Vaz de Carvalho, no Distrito de Sumaré.
A diretora Sirley Sbais enalteceu a participação de todos os profissionais da instituição de ensino. “Vocês ajudaram a restaurar famílias.” As atividades se estenderam por sete meses.
Quando idealizou o projeto, a equipe vislumbrou a transformação da escola em um espaço de acolhimento das crianças, dos familiares, da comunidade. “A educação só é possível quando escola e família caminham juntas”, disse a diretora.
Ao Diário do Noroeste, o psicólogo convidado para a palestra discorreu sobre o conteúdo apresentado aos convidados. “Precisamos voltar para casa e olhar para aqueles que moram conosco, olhar nos olhos e reconhecer suas necessidades. Trago a mensagem sobre o poder da palavra, o poder do amor, e quanto isso modifica os corações.”
Ele falou do equilíbrio entre corpo, mente e espírito, possível quando há afeto no berço familiar. “Existem muitas dificuldades, mas também existem muitas curas. Famílias são restauradas pelo amor, pelo afeto, pelo carinho.”
Nesse contexto, disse Antonelli, o processo de ensino e aprendizagem vai se tornando cada vez mais consistente, e a criança se sente fortalecida para se dedicar aos estudos.
A avaliação do psicólogo é que o projeto Escola para Pais é um grande exemplo de integração da escola com a comunidade. Deveria ser replicado em todos os municípios, em todas as instituições, “em prol de uma educação melhor, de um cuidado melhor, de um ensino que leva em conta a parte pedagógica e cognitiva, mas também as emoções”.
Além de moradores do Distrito de Sumaré, o último encontro do projeto atraiu visitantes da região, contando também com a presença da chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão, e do assessor parlamentar Lucas Barone.unidade