(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ESCOLA PARA PAIS

Psicólogo aponta importância da integração da escola com a comunidade

REINALDO SILVA – da Redação

“Quem de nós diria que a família não é o mais importante? Mas, muitas vezes, diante da correria, diante das demandas da sociedade, precisamos conquistar coisas, e acabamos nos esquecendo da família, daquelas pessoas que estão ao nosso lado, com quem convivemos.”

A reflexão é do psicólogo Lucas Botta Antonelli, que esteve em Paranavaí na noite de quinta-feira (28) e participou do último encontro do projeto Escola para Pais, desenvolvido pela Escola Municipal Doutor José Vaz de Carvalho, no Distrito de Sumaré.

A diretora Sirley Sbais enalteceu a participação de todos os profissionais da instituição de ensino. “Vocês ajudaram a restaurar famílias.” As atividades se estenderam por sete meses.

Quando idealizou o projeto, a equipe vislumbrou a transformação da escola em um espaço de acolhimento das crianças, dos familiares, da comunidade. “A educação só é possível quando escola e família caminham juntas”, disse a diretora. 

Ao Diário do Noroeste, o psicólogo convidado para a palestra discorreu sobre o conteúdo apresentado aos convidados. “Precisamos voltar para casa e olhar para aqueles que moram conosco, olhar nos olhos e reconhecer suas necessidades. Trago a mensagem sobre o poder da palavra, o poder do amor, e quanto isso modifica os corações.”

Ele falou do equilíbrio entre corpo, mente e espírito, possível quando há afeto no berço familiar. “Existem muitas dificuldades, mas também existem muitas curas. Famílias são restauradas pelo amor, pelo afeto, pelo carinho.” 

Nesse contexto, disse Antonelli, o processo de ensino e aprendizagem vai se tornando cada vez mais consistente, e a criança se sente fortalecida para se dedicar aos estudos.

A avaliação do psicólogo é que o projeto Escola para Pais é um grande exemplo de integração da escola com a comunidade. Deveria ser replicado em todos os municípios, em todas as instituições, “em prol de uma educação melhor, de um cuidado melhor, de um ensino que leva em conta a parte pedagógica e cognitiva, mas também as emoções”.

Além de moradores do Distrito de Sumaré, o último encontro do projeto atraiu visitantes da região, contando também com a presença da chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão, e do assessor parlamentar Lucas Barone.unidade

Compartilhe: