ADÃO RIBEIRO
O Diretório de Paranavaí do Partido dos Trabalhadores (PT), promoveu reunião festiva neste domingo na sede do Clube da Copel. O objetivo foi comemorar os 42 anos da sigla partidária (completados em fevereiro) e lançar os chamados comitês populares, grupos setorizados de apoio às pré-candidaturas de Luiz Inácio Lula da Silva e Roberto Requião, a presidente e governador do Paraná, respectivamente.
Concorrido, o evento contou com as presenças dos deputados federais Enio Verri e Zeca Dirceu. O deputado estadual Arilson Chiorato não pode comparecer por ter testado positivo para Covid-19. A presidente nacional da sigla, deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann, enviou mensagem por vídeo, pois tinha compromisso em Brasília.
As lideranças petistas falaram das eleições deste ano. Destacaram a relevância do pleito nacional e reiteram os vários aspectos decisivos e o que consideram a importância da eleição do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil de 2003 a 2010. Uma das apostas é a constituição dos comitês, reunindo segmentos sociais e profissionais.
Integrante da coordenação regional, Cesar Alexandre dos Santos analisa que os comitês serão determinantes para debater e levar a proposta do PT para o Brasil e para o Estado. “Vamos fortalecer as bases, discutir o grave momento nacional e buscar propostas que melhorem a vida das pessoas”, resumiu.
Também os deputados Ênio Verri e Zeca Dirceu falaram da importância de organizar a comunidade para o pleito. Avaliam a eleição de Lula como fundamental para o futuro do País e para a implantação ou volta de políticas sociais, de educação e de desenvolvimento econômico.
Nivaldo Mattos Pereira, presidente do PT em Paranavaí, destacou a participação regional. Citou representantes de Paraíso do Norte, Amaporã, São Carlos do Ivaí, Loanda, Paranacity e de outros municípios do Noroeste. O líder petista pediu que as políticas públicas sejam voltadas para os mais pobres e para a classe trabalhadora.
Ele complementa lembrando que a comemoração estava prevista inicialmente para fevereiro, mês de aniversário do Partido dos Trabalhadores. Porém, como o cenário da epidemia de Covid-19 ainda se apresenta muito grave, houve por bem adiar até o último final de semana.