Região Noroeste apresenta a maior intenção de compra, com 53,6% dos consumidores dispostos a presentear. No geral, a pesquisa aponta que 48,1% dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Crianças, com brinquedos no topo da lista de preferências
O Dia das Crianças deve movimentar o comércio paranaense em outubro, confirmando a influência do público infantil no varejo. Levantamento realizado pela Fecomércio PR, em parceria com o Sebrae/PR, revela que 48,1% dos consumidores pretendem comprar presentes para celebrar o próximo dia 12 de outubro, superando até mesmo a intenção de compras para o Dia dos Pais, que foi de 47,9% em 2025.
Entre os que não pretendem ir às compras (36,6% dos entrevistados) e outros 15,3% que ainda estavam indecisos no momento da pesquisa, a principal justificativa é não ter crianças na família para presentear, com 54,5% das respostas.
O tíquete médio projetado para este ano é de R$ 188,38. Brinquedos lideram a lista de escolhas, com 61,7%, evidenciando que as preferências infantis ditam as compras para a data. Na sequência estão roupas e calçados (29,1%) e jogos educativos (26,1%). Os livros também aparecem na preferência de 11,9% dos consumidores, enquanto eletrônicos como videogames, tablets e celulares têm apenas 4,9% das menções.

Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os dados reforçam a relevância estratégica da data para o comércio. “A pesquisa demonstra o protagonismo das crianças na escolha dos presentes no Paraná neste ano, mas também a participação dos pais na definição, através de recordações mais utilitárias e educativas. Em termos de volume de vendas, o Dia das Crianças é a terceira data comemorativa mais importante para o varejo nacional e a expectativa é que mais uma vez esta celebração contribua para o crescimento do comércio paranaense”, avalia.
Segundo a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, a pesquisa indica que as famílias estão engajadas em buscar presentes para crianças. “Esse é um momento estratégico para o varejo se preparar com ações direcionadas, como promoções, seleção de produtos para diferentes idades e experiências de compra mais personalizadas. Também é importante reforçar a presença digital, com canais como e-commerce, redes sociais e marketplaces. Além disso, vale investir em uma comunicação que dialogue com pais, mães e responsáveis, destacando os diferenciais da loja e a importância de proporcionar momentos especiais às crianças”, afirma.
Dados regionais
A região Noroeste apresenta a maior intenção de compra, com 53,6% dos consumidores dispostos a presentear, seguida pela Leste (50,7%), Sul (49,3%) e Oeste (49%). Em Curitiba, 46% afirmam que vão às compras, enquanto a região Central registra 44,7% e o Norte, 43,3%.
O gasto médio mais elevado também está na região Noroeste, com R$ 199,03. Com valores semelhantes figuram as regiões Oeste (R$ 197,64) e Norte (R$ 197,22). Na capital, o tíquete médio projetado é de R$ 192,03. Valores menores aparecem nas regiões Sul (R$ 185,14), Leste (R$ 174,66) e Central (R$ 163,26).