(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

OPINIÃO

Quando as conversas terminam?

Foi divulgado um interessante artigo: “As conversas terminam quando as pessoas querem?” de Adam M. Mastroianni, Daniel T. Gilbert, ambos da Universidade de Harvard, Gus Cooney da Universidade da Pensilvânia e Timothy D. Wilson da Universidade de Virginia.

A conexão social é essencial para o bem-estar físico e psicológico, e a conversa é o principal meio pelo qual isso é alcançado. E, no entanto, os cientistas sabem pouco sobre isso: como começa, como desenrola e como termina.

As pessoas procuram conselhos e dão conselhos, propõem casamento e terminam casamento, arranjam empregos e perdem empregos, passam a responsabilidade, passam o tempo e fazem todas essas coisas trocando palavras. A conversa é universal e onipresente, mas não é simples.

Para conversar, as pessoas devem gerar e compreender a linguagem em tempo real, alternar turnos em sequência rápida, inferir o que seus parceiros sabem e querem saber, lembrar o que foi dito e o que não foi dito e muito mais. A conversação é um conjunto de tarefas complexas que parecem simples apenas porque os seres humanos geralmente as executam bem e não percebem quando as executam mal.

Embora algumas conversas sejam encerradas por circunstâncias externas, como um ônibus que chega, um sinal de escola toca, o bar que fecha, em outras, as pessoas que decidiram começar a falar também decide parar.

Psicólogos, linguistas e estudiosos da comunicação estudaram os “rituais de encerramento” que as pessoas usam para encerrar suas conversas: frases de efeito (“foi ótimo falar com você”), gambitos verbais (“eu tenho um compromisso ao meio-dia”) e sutis transições (“então, de qualquer forma”).

Se os interlocutores iniciam uma conversa com o mesmo objetivo, podemos esperar que a conversa deles termine quando eles o alcançarem, e se eles vierem com objetivos diferentes, podemos esperar que a conversa termine quando o primeiro deles o tiver alcançado.

Mas encerrar conversas pode não ser tão simples quanto parece. Um dos principais objetivos da conversação é estabelecer e manter relacionamentos sociais, e assim os conversadores normalmente observam uma série de convenções que são projetadas para proteger os sentimentos uns dos outros. Terminar uma conversa quando o parceiro quer continuar uma conversa pode minar relacionamentos.

Em dois estudos de 932 conversas, entre conhecidos e estranhos, foi pedido aos participantes que relatassem quando queriam que uma conversa terminasse e estimassem quando seu parceiro queria que terminasse. Os resultados mostraram que as conversas quase nunca terminavam quando ambos os interlocutores queriam e raramente terminavam quando mesmo o interlocutor queria e que a discrepância média entre as durações desejadas e reais era aproximadamente metade da duração da conversa.

Esses estudos sugerem que encerrar conversas é um problema de coordenação clássico que os humanos não conseguem resolver porque isso requer informações que normalmente guardam uns dos outros. Como resultado, a maioria das conversas parece terminar quando ninguém quer.

*Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot. com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano

Compartilhe: