O Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná (SIMP) está organizando uma missão empresarial para a Tailândia, segundo maior produtor de mandioca do mundo, mas o maior exportador de fécula, dominando boa parte do mercado internacional. A intenção é conhecer melhor o sistema de produção daquele país asiático em toda a extensão da cadeia produtiva da mandioca.
A missão está prevista para ser realizada em setembro no mesmo período da realização da Feira Vita Foods Ásia, que ocorrerá de 20 a 22 de setembro de 2023, permitindo visitar o evento. Além da Feira, a missão vai também realizar visitas técnicas a indústrias, institutos, associações e áreas experimentais relacionadas ao setor.
Representantes de pelo menos 14 empresas associadas ao SIMP já se cadastraram para participar da missão empresarial à Tailândia, que vem passando por transformações (passou a ser o principal fornecedor da China, que consome 80% de sua produção), abrindo espaço no mercado internacional para o Brasil.
A missão conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e do Centro Internacional de Negócios (CIN).
No começo dos anos 2000 foram realizadas pelos menos duas missões como esta, quando dezenas de empresários processadores de mandioca puderam conhecer os sistemas de produção da Tailândia. No entanto, de lá para cá não foi realizada nenhuma outra missão. O SIMP resgata agora esta iniciativa.