A saúde e educação financeira ainda é pouco discutida pela população, tema que deveria ter maior relevância desde a escola, é pouco explorado e merece cada vez mais atenção. Pois o número de brasileiros inadimplentes que possuem contas ou dívidas em atraso, chegou a atingir 70,1 milhões de pessoas, em janeiro de 2023, de acordo com o estudo da Serasa Experian.
Aprender sobre saúde financeira, além de ser um bom hábito para o bolso, facilita a administração do próprio dinheiro. Ter consciência dos caminhos que ele percorre é fundamental para um planejamento, qualidade de vida e segurança financeira, a fim de evitar indesejados endividamentos ou até mesmo situações extremas que possam deixar o nome sujo na praça.
Manter-se atualizado sobre quais as melhores práticas sobre organização financeira, como poupar dinheiro, qual a melhor forma de utilizar o cartão de crédito com consciência e até mesmo quando é o melhor momento para solicitar um empréstimo ou fazer investimentos, essas são atitudes que fazem diferença ao longo do tempo e assim se tornam hábitos saudáveis
“Planejamento financeiro é importante para calcular o que se pode gastar. Saber lidar com o dinheiro, seja para gastar com inteligência ou programar despesas, é fundamental para evitar dívidas”, explica Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% online.
A executiva sugere 4 séries para maratonar e facilitar a iniciação em uma vida financeira mais saudável.
Billions – Neste drama Bobby Axelrod (Damian Lewis), um bilionário e dono de uma empresa de investimentos, tem suas movimentações investigadas pelo implacável e ambicioso promotor de Nova Iorque Chuck Rhoades (Paul Giamatti). Em meio a drama, ação e suspense, a série aborda temas como o mercado financeiro, poder e política. Estreada em 2017, já conta com 5 temporadas.
Girlboss – Baseada em um best-seller, esta comédia narra a aventura da jovem Sophia (Britt Robertson), rebelde e anarquista, que se encontra falida e é forçada a crescer quando abre seu próprio negócio online de vendas de roupa. Entre os desafios do amadurecimento pessoal e profissional, ela deve aprender a mandar e comandar enquanto o negócio prospera e ela torna-se uma empreendedora de sucesso. Empreendedorismo é o tema central desta série que estreou em 2017.
Desserviço ao consumidor – Dividida em quatro episódios independentes, esta minissérie documental se propõe a expor as graves consequências de propagandas enganosas e negligência na produção de produtos populares, às quais seus consumidores se expõem. Cosméticos, cigarros eletrônicos, móveis sustentáveis e até embalagens recicláveis são os temas abordados, demonstrando na prática a regra de que algumas vezes, como já dizia o ditado, realmente “o barato sai caro”.
Succession – Apresentando temas críticos à sociedade capitalista contemporânea, esta comédia dramática acompanha a história da família Roy, dona de um dos maiores conglomerados internacionais de mídia. A trama é centrada nos conflitos de gerações nos negócios da família, onde o bilionário patriaca Logan Roy (Brian Cox) e seus quatro filhos, Kendall (Jeremy Strong), Roman (Kieran Culkin), sua única filha mulher Shiv (Sarah Snook) e Connor (Alan Ruck), lidam com questões profissionais e pessoais com um humor ácido, abordando temas como lealdade da família, os perigos do poder e a ética nos negócios. Estreada em 2018, ela já se encontra na 3ª temporada.