(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EDUCAÇÃO

Que a escola seja lugar de construir esperança, diz diretor-geral do IFPR de Paranavaí

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

“Quero sonhar com uma escola que seja sempre o lugar de construir esperança.” As palavras repletas de otimismo são do professor Rafael Petermann, diretor-geral do Instituto Federal do Paraná, campus de Paranavaí. Em seu discurso de posse, na tarde desta sexta-feira (1º), ele defendeu de forma enfática o ensino público de qualidade, a diversidade e a democracia.

Ao Diário do Noroeste, detalhou como será o trabalho à frente da instituição pelos próximos quatro anos. Uma das prioridades é recuperar e fortalecer a identidade do IFPR a partir da educação transformadora. “O principal pilar é a inclusão social.”

Isso se dá por meio da alimentação estudantil e auxílio para a permanência dos estudantes, a fim de que consigam trilhar o caminho acadêmico.

Outro ponto importante é insistir na mudança de tipologia do campus. Significa ampliar a capacidade de pessoal.

“Hoje a gente tem a capacidade máxima, são 70 professores e 45 técnicos. Se a gente quiser oferecer um novo curso, seja técnico, seja de nível superior, precisa ampliar os códigos de vagas.”

De acordo com Petermann, a reivindicação já foi apresentada ao Ministério da Educação, responsável por avaliar e autorizar a mudança de tipologia que permitiria ao IFPR chegar a outros espaços.

O campus de Paranavaí atende 1.100 alunos de pelo menos 35 cidades de todo o Noroeste do Paraná e do interior dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os estudantes estão distribuídos em cursos técnicos e superiores.

A maioria dos alunos, cerca de 80%, está incluída em políticas afirmativas.

“O IFPR é a grande possibilidade de mudança de vida. Temos pessoas que nunca sonharam em ir para a universidade e saíram do nosso curso técnico para o curso de Medicina da UFPR, para o curso de Medicina da UEL, para o curso de Engenharia da UTFPR. Para eles, é o caminho de transformação social.”

Também faz parte da missão do IFPR dar suporte ao arranjo produtivo. O diretor-geral do campus de Paranavaí informou que a instituição está alinhada a empresas da região, principalmente ligadas ao processamento de alimentos, a exemplo da mandioca e da laranja. “Nosso papel é formar trabalhadores, mas também retribuir para a sociedade soluções, produtos e tecnologias.”

Reitor Adriano Willian da Silva Viana Pereira enalteceu o papel do IFPR na formação cidadã
Foto: Guto Costa

REITOR ENALTECE IFPR

A posse do diretor-geral do IFPR de Paranavaí foi oficializada pelo reitor Adriano Willian da Silva Viana Pereira, que enalteceu a instituição como agente de promoção do desenvolvimento. “Onde se instala o campus, se instalam esperança, sonho, ousadia e revolução educacional.”

O reitor do IFPR reconheceu que, por se tratar de uma entidade pública de ensino, há muitos desafios orçamentários e financeiros, mas, apesar disso, “é incontestável que os IFs são instituições de excelência, não só pela formação técnica, mas também pela formação que tem o compromisso social”.

EDUCAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR

O deputado federal Luiz Nishimori participou da solenidade de posse de Rafael Petermann. Momentos antes da cerimônia, conversou com o Diário do Noroeste e declarou: “Antes de mais nada, educação em primeiro lugar. Através da educação conseguimos a cultura do povo brasileiro e conhecimento”.

O parlamentar defendeu a educação profissionalizante a partir do ensino médio para que os adolescentes comecem a definir o futuro e ressaltou o papel da IFPR na formação de mão de obra qualificada.

Nishimori se colocou na condição de parceiro do campus de Paranavaí. Lembrou da destinação de R$ 300 mil para a compra de computadores e equipamentos, recursos do Ministério da Educação destinados ao IFPR por intermédio do deputado federal. “Com certeza atenderemos, em Brasília, trazendo mais recursos para Paranavaí.”

PRESENÇAS

O evento de sexta-feira reuniu a comunidade escolar do IFPR de Paranavaí, além de convidados de Rafael Petermann. Também estiveram presentes representantes dos deputados federais Tião Medeiros e Zeca Dirceu.

Em nome da Administração Municipal, o vice-prefeito Pedro Baraldi recordou o processo de instalação do IFPR em Paranavaí e ressaltou que foi uma conquista possível graças à soma de esforças de lideranças de todo o Noroeste do Paraná.

Compartilhe: