REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
“Quero sonhar com uma escola que seja sempre o lugar de construir esperança.” As palavras repletas de otimismo são do professor Rafael Petermann, diretor-geral do Instituto Federal do Paraná, campus de Paranavaí. Em seu discurso de posse, na tarde desta sexta-feira (1º), ele defendeu de forma enfática o ensino público de qualidade, a diversidade e a democracia.
Ao Diário do Noroeste, detalhou como será o trabalho à frente da instituição pelos próximos quatro anos. Uma das prioridades é recuperar e fortalecer a identidade do IFPR a partir da educação transformadora. “O principal pilar é a inclusão social.”
Isso se dá por meio da alimentação estudantil e auxílio para a permanência dos estudantes, a fim de que consigam trilhar o caminho acadêmico.
Outro ponto importante é insistir na mudança de tipologia do campus. Significa ampliar a capacidade de pessoal.
“Hoje a gente tem a capacidade máxima, são 70 professores e 45 técnicos. Se a gente quiser oferecer um novo curso, seja técnico, seja de nível superior, precisa ampliar os códigos de vagas.”
De acordo com Petermann, a reivindicação já foi apresentada ao Ministério da Educação, responsável por avaliar e autorizar a mudança de tipologia que permitiria ao IFPR chegar a outros espaços.
O campus de Paranavaí atende 1.100 alunos de pelo menos 35 cidades de todo o Noroeste do Paraná e do interior dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os estudantes estão distribuídos em cursos técnicos e superiores.
A maioria dos alunos, cerca de 80%, está incluída em políticas afirmativas.
“O IFPR é a grande possibilidade de mudança de vida. Temos pessoas que nunca sonharam em ir para a universidade e saíram do nosso curso técnico para o curso de Medicina da UFPR, para o curso de Medicina da UEL, para o curso de Engenharia da UTFPR. Para eles, é o caminho de transformação social.”
Também faz parte da missão do IFPR dar suporte ao arranjo produtivo. O diretor-geral do campus de Paranavaí informou que a instituição está alinhada a empresas da região, principalmente ligadas ao processamento de alimentos, a exemplo da mandioca e da laranja. “Nosso papel é formar trabalhadores, mas também retribuir para a sociedade soluções, produtos e tecnologias.”
REITOR ENALTECE IFPR
A posse do diretor-geral do IFPR de Paranavaí foi oficializada pelo reitor Adriano Willian da Silva Viana Pereira, que enalteceu a instituição como agente de promoção do desenvolvimento. “Onde se instala o campus, se instalam esperança, sonho, ousadia e revolução educacional.”
O reitor do IFPR reconheceu que, por se tratar de uma entidade pública de ensino, há muitos desafios orçamentários e financeiros, mas, apesar disso, “é incontestável que os IFs são instituições de excelência, não só pela formação técnica, mas também pela formação que tem o compromisso social”.
EDUCAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR
O deputado federal Luiz Nishimori participou da solenidade de posse de Rafael Petermann. Momentos antes da cerimônia, conversou com o Diário do Noroeste e declarou: “Antes de mais nada, educação em primeiro lugar. Através da educação conseguimos a cultura do povo brasileiro e conhecimento”.
O parlamentar defendeu a educação profissionalizante a partir do ensino médio para que os adolescentes comecem a definir o futuro e ressaltou o papel da IFPR na formação de mão de obra qualificada.
Nishimori se colocou na condição de parceiro do campus de Paranavaí. Lembrou da destinação de R$ 300 mil para a compra de computadores e equipamentos, recursos do Ministério da Educação destinados ao IFPR por intermédio do deputado federal. “Com certeza atenderemos, em Brasília, trazendo mais recursos para Paranavaí.”
PRESENÇAS
O evento de sexta-feira reuniu a comunidade escolar do IFPR de Paranavaí, além de convidados de Rafael Petermann. Também estiveram presentes representantes dos deputados federais Tião Medeiros e Zeca Dirceu.
Em nome da Administração Municipal, o vice-prefeito Pedro Baraldi recordou o processo de instalação do IFPR em Paranavaí e ressaltou que foi uma conquista possível graças à soma de esforças de lideranças de todo o Noroeste do Paraná.