(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Quem tomou 2ª dose da vacina contra Covid há mais de 4 meses já pode receber a dose de reforço no Centro de Eventos

A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Imunização, e a 14ª Regional de Saúde, retomam nesta quarta-feira, dia 22 de dezembro, a ação de imunização em massa no Centro de Eventos, com aplicação de 1ª, 2ª e 3ª dose de todos os imunizantes, mas com uma mudança. Por orientação da Secretaria de Estado da Saúde, as pessoas que tomaram a 2ª dose do imunizante Pfizer há mais de 4 meses, já podem antecipar a dose de reforço (3ª dose). A redução do intervalo vale para toda a população maior de 18 anos. A aplicação das doses para os grupos em andamento acontece das 8h às 13h.

Sendo assim, nesta quarta-feira, dia 22 de dezembro, acontece a aplicação de 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina para os seguintes grupos:

– 1ª dose: pessoas maiores de 12 anos, com ou sem comorbidades;

– 2ª dose: imunizante Pfizer para pessoas maiores de 12 anos (vacinados com a 1ª dose há no mínimo 21 dias); imunizante Janssen para pessoas maiores de 18 anos (vacinados com a 1ª dose há no mínimo 2 meses); e imunizantes Astrazeneca e Coronavac (de acordo com o prazo indicado no Cartão de Vacina);

– 3ª dose: pessoas maiores de 18 anos (vacinados com a 2ª dose há no mínimo 4 meses); e pessoas maiores de 18 anos com alto grau de imunossupressão (vacinados com a 2ª dose há no mínimo 28 dias).

Para receber as doses das vacinas contra Covid-19, basta ir até o Centro de Eventos e apresentar um documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS atualizado e Cartão de Vacina e Cartão de Gestante (para grávidas e puérperas).

Já as pessoas maiores de 18 anos que se enquadram no grupo de alto grau de imunossupressão devem apresentar documento pessoal com foto, Cartão de Vacina com a comprovação da aplicação das duas primeiras doses, e uma Declaração Médica autorizando a vacinação, assinada e carimbada pelo médico responsável, conforme modelo em anexo disponibilizado pela 14ª Regional de Saúde. Reforçando que, para os indivíduos com alto grau de imunossupressão, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de, no mínimo, 28 dias após a imunização com a 2ª dose.

Lembrando que, a exemplo de qualquer atendimento realizado para menores de idade, para receber a dose da vacina os adolescentes devem, obrigatoriamente, estar acompanhados de um adulto responsável.

É importante frisar também que, em qualquer caso, as pessoas que foram positivadas para Covid-19 há menos de 30 dias, não poderão ser imunizadas neste momento.

Atualização do Cartão SUS – Como informado desde o início da ação de imunização contra Covid-19, todas as pessoas que forem receber doses da vacina, de qualquer imunizante, devem apresentar o Cartão SUS atualizado.

O Cartão SUS deve ser atualizado em dois casos: caso haja mudança de endereço, especialmente de cidade; e quando o cartão não inicia com o número 7.

A atualização do Cartão SUS pode ser feita diretamente na UBS de referência ou ainda pela internet, através do aplicativo Conecte SUS. Através do aplicativo, também é possível manter uma versão digital do seu Cartão SUS, sem necessidade de impressão.

Compartilhe: