O colégio estadual do Campo Centrão do Município de Querência do Norte recebeu na última semana em evento no Núcleo Regional de Educação em Loanda, o Kit de Robótica. O prefeito Alex Fernandes, juntamente com a diretora Dulcinéia Borges, participou do evento que contou com a chefe do Núcleo de Educação Sônia Casarin, deputados e outras autoridades.
A iniciativa faz parte do programa Robótica Paraná, lançado no final de agosto, que oferece a alunos do ensino médio da rede estadual conteúdos de automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência.
Capacitação – Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, entre outros componentes.
Mais do que a entrega dos elementos, o programa também compreende a capacitação de professores e ambientes onde serão ofertadas as aulas que na visão do chefe da Casa Civil terão um atrativo a mais para o momento pós pandemia, servindo também de estímulo para os estudantes voltarem para as salas de aula.
Para facilitar o processo de aprendizagem, os alunos contarão com materiais didáticos como videoaulas e cartilhas digitais, com instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade. Alguns exemplos são braço robótico, irrigador automático e projeto semáforo. Todos os materiais estão disponibilizados site do Robótica Paraná.
No total, mais de 2,5 mil kits estão sendo entregues, dez para cada escola. Eles vão atender 257 colégios do estado do Paraná. O investimento é de R$ 9,1 milhões.