O calor intenso e a baixa umidade exigem cuidados com a saúde. Hidratação, roupas leves entre outras medidas são essenciais para evitar complicações em decorrência das altas temperaturas e do tempo seco.
Não são apenas as crianças e os idosos que precisam de atenção especial nos períodos de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, condições que serão vivenciadas neste feriado prolongado, de acordo com dados da Defesa Civil e do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Hidratação e abrigo do sol nos horários de pico são essenciais, bem como a umidificação dos ambientes para evitar problemas respiratórios alérgicos. O calor em Querência do Norte está há dias em uma crescente e, nesta semana, por volta das 15h, o relógio localizado próximo à praça central Prefeita Dra. Rose registrou 45 graus.
Região Noroeste – Na tarde de ontem, outros municípios do Noroeste do Paraná atingiram temperaturas altas, caso de Paranapoema (39,8 graus), Cidade Gaúcha (39,7 graus), Loanda (39,2 graus) e Paranavaí (39,1 graus). De acordo com o Simepar, os termômetros poderão marcar até 38 graus em municípios da região nesta quarta-feira (29).
A meteorologista Lidia Mota explica que o tempo abafado continua favorecendo a formação de áreas de instabilidade sobre todo o Estado. Há grandes possibilidades de ocorrências de chuva no período da tarde, de forma localizada, em diversas regiões do Paraná, com condições propícias para o desenvolvimento de temporais e rajadas de ventos fortes.