A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) licitou nesta terça-feira (16) a execução da nova fase de ampliação do Laboratório Central do Estado (Lacen), referência histórica em vigilância em saúde no Paraná. O investimento de R$ 36,1 milhões representa um avanço significativo para a saúde pública e reforça o papel estratégico do laboratório, que há mais de um século sustenta as ações de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental nos 399 municípios paranaenses.
A licitação, conduzida pela Diretoria de Obras da Sesa, viabiliza a construção de 2.948,10 m² adicionais, o que permitirá ampliar em até 30% a capacidade de processamento de amostras enviadas pelas 22 Regionais de Saúde. A modernização vai adequar a estrutura aos mais rigorosos padrões técnicos exigidos para análises de interesse público, com impactos diretos no monitoramento de doenças, na segurança dos alimentos e na qualidade da água consumida pela população.
Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a ampliação representa um marco para a vigilância em saúde do Paraná. “O Lacen é um patrimônio científico do nosso Estado. Este investimento amplia a capacidade técnica do laboratório, moderniza processos e permite respostas mais rápidas e precisas para proteger a saúde da população. É uma obra estratégica, que reforça o compromisso do Governo do Paraná com uma vigilância forte, moderna e preparada para os desafios futuros”, afirmou.
Com a expansão, o Lacen poderá receber novos equipamentos e ampliar suas áreas de trabalho. Entre os avanços previstos estão o aumento de até 20% na capacidade das análises de alimentos e a ampliação em cerca de 60% do laboratório de águas, fortalecendo o monitoramento da qualidade da água consumida pela população e possibilitando a detecção de novos microrganismos. Também está prevista a ampliação da área responsável pelo monitoramento de resíduos e contaminantes em alimentos e no meio ambiente.
O projeto contempla ainda a criação de novos serviços, como as seções de Microbiologia de Produtos e de Saúde do Trabalhador, além da reativação da Seção de Entomologia, voltada ao estudo de insetos transmissores de doenças.
A obra inclui melhorias na infraestrutura de apoio, com a construção de um auditório para 150 pessoas, destinado a capacitações e eventos científicos, e de um novo refeitório com o dobro da capacidade atual, garantindo melhores condições de trabalho às equipes. O prazo de execução é de 18 meses (540 dias corridos), e a expectativa da Sesa é que os trabalhos tenham início após a finalização dos trâmites administrativos da licitação.
A diretora do Lacen, Célia Fagundes da Cruz, destacou que a ampliação concretiza um projeto aguardado há muitos anos. “O Lacen sempre esteve na linha de frente em todas as emergências sanitárias. Esta obra vai transformar nosso ambiente de trabalho e ampliar nossa capacidade de atender o Paraná com ainda mais qualidade e precisão”, afirmou.



