(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EXCLUSIVO – MOMENTO HISTÓRICO

Ratinho Junior nomeia Fábio Franco, advogado de Paranavaí, como desembargador do Tribunal de Justiça

Igor Mateus Lima / Da Redação

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, nomeou agora há pouco o advogado de Paranavaí Fábio Luis Franco como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná – TJPR. Ele assume a vaga do Quinto Constitucional da Ordem deixada pela desembargadora Vilma Régia Ramos Rezende, que se aposentou.

Franco foi conselheiro, vice-presidente e presidente da OAB Paranavaí. A publicação e o anúncio sairão amanhã, quinta-feira (29), no Diário Oficial.

Essa é a primeira vez na história que um advogado de Paranavaí consegue tal feito. Uma fonte ouvida pelo Diário do Noroeste confirmou que a decisão do governador foi tomada em menos de 24 horas depois que a lista tríplice foi formada na segunda-feira, dia 26.

Foto: Ivan Fuquini. Entrevista concedida ao Diário do Noroeste em 2023.

Naquela ocasião, os três mais votados foram: Renata Melfi de Macedo (87 votos), seguida de Helena de Toledo Coelho (78 votos) e Fábio Franco (63).

Ontem, terça-feira (27), alguns políticos já tinham a informação da decisão do governador.

Franco tinha a seu favor o apoio das seccionais da OAB do interior, que pressionavam por mais representatividade no Tribunal de Justiça do Paraná, do Coselho Estadual da OAB e do presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Frederico Mendes Junior — que tem excelente trânsito e interlocução no Palácio Iguaçu.

Deputados e lideranças de Paranavaí também se mobilizaram, como: Tião Medeiros (deputado federal), Soldado Adriano José (deputado estadual) e seu assessor parlamentar Lucas Barone (ex-vereador de Paranavaí), Mauricio Gehlen (empresário de Paranavaí) e o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes.

O presidente da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná – Amunpar e prefeito de Terra Rica, Julio Leite, representantes da Socipar (Sociedade Civil Organizada do Paraná), Eduardo Pimentel (vice-prefeito de Curitiba e secretário das Cidades), Guto Silva (secretário de Planejamento) e Alexandre Cury (deputado estadual), também englobam a lista de autoridades que pediram ao governador por maior representatividade da região noroeste.

DESDE 2009 SEM REPRESENTATIVIDADE

Em 2009, o então governador do Paraná Roberto Requião nomeou o desembargador Domingos José Perfetto, de Londrina. Essa foi a última nomeação de um advogado representando o interior do Estado. De lá pra cá, apenas advogados de Curitiba foram nomeados para o TJPR.

Essa realidade foi determinante para que as forças políticas do interior se unissem em prol da escolha de Franco.

Compartilhe: