Igor Mateus Lima / Da Redação
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, nomeou agora há pouco o advogado de Paranavaí Fábio Luis Franco como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná – TJPR. Ele assume a vaga do Quinto Constitucional da Ordem deixada pela desembargadora Vilma Régia Ramos Rezende, que se aposentou.
Franco foi conselheiro, vice-presidente e presidente da OAB Paranavaí. A publicação e o anúncio sairão amanhã, quinta-feira (29), no Diário Oficial.
Essa é a primeira vez na história que um advogado de Paranavaí consegue tal feito. Uma fonte ouvida pelo Diário do Noroeste confirmou que a decisão do governador foi tomada em menos de 24 horas depois que a lista tríplice foi formada na segunda-feira, dia 26.
Naquela ocasião, os três mais votados foram: Renata Melfi de Macedo (87 votos), seguida de Helena de Toledo Coelho (78 votos) e Fábio Franco (63).
Ontem, terça-feira (27), alguns políticos já tinham a informação da decisão do governador.
Franco tinha a seu favor o apoio das seccionais da OAB do interior, que pressionavam por mais representatividade no Tribunal de Justiça do Paraná, do Coselho Estadual da OAB e do presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Frederico Mendes Junior — que tem excelente trânsito e interlocução no Palácio Iguaçu.
Deputados e lideranças de Paranavaí também se mobilizaram, como: Tião Medeiros (deputado federal), Soldado Adriano José (deputado estadual) e seu assessor parlamentar Lucas Barone (ex-vereador de Paranavaí), Mauricio Gehlen (empresário de Paranavaí) e o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes.
O presidente da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná – Amunpar e prefeito de Terra Rica, Julio Leite, representantes da Socipar (Sociedade Civil Organizada do Paraná), Eduardo Pimentel (vice-prefeito de Curitiba e secretário das Cidades), Guto Silva (secretário de Planejamento) e Alexandre Cury (deputado estadual), também englobam a lista de autoridades que pediram ao governador por maior representatividade da região noroeste.
DESDE 2009 SEM REPRESENTATIVIDADE
Em 2009, o então governador do Paraná Roberto Requião nomeou o desembargador Domingos José Perfetto, de Londrina. Essa foi a última nomeação de um advogado representando o interior do Estado. De lá pra cá, apenas advogados de Curitiba foram nomeados para o TJPR.
Essa realidade foi determinante para que as forças políticas do interior se unissem em prol da escolha de Franco.