(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Guto Silva falou de conquistas para o Estado e sobre política
Guto Silva falou de conquistas para o Estado e sobre política

ELEIÇÕES 2026

Ratinho Junior presidente, Guto Silva governador? Secretário das Cidades fala sobre as perspectivas

ADÃO RIBEIRO

adao@diariodonoroeste.com.br

Em entrevista exclusiva o secretário falou também sobre ações do governo nas áreas de infraestrutura, cidadania e educação, entre outros 

A eleição será realizada apenas em 26 de outubro de 2026, mas o debate já começou, e as perguntas inevitáveis surgem: quem será candidato? Na última quinta-feira (15), o Diário do Noroeste recebeu o secretário das Cidades do Paraná, Guto Silva, quando abordou a política, entre outros temas. O secretário não tem dúvidas da viabilidade do governador Ratinho Junior para presidente. Opina que ele tem liderança, apoio e serviços prestados. Mais cauteloso em relação ao próprio nome, Guto Silva não nega a vontade de suceder o atual mandatário no Palácio Iguaçu. Ressalta que a prioridade nos próximos meses é o trabalho de desenvolver as cidades com infraestrutura e serviços para depois avaliar. “Nada acontece sem a vontade de Deus”, pondera. 

Guto Silva analisa que o nome de Ratinho Junior tem muita adesão para presidente. Lembra das manifestações em outros estados, quando lideranças expuseram o desejo de dar uma cara nova para a política, fugindo da atual polarização. Justifica que Ratinho Junior quer debater projetos para os desafios nacionais como segurança e educação, um contraponto ao momento de debates ideológicos que não acrescentam na vida da população. “Não tenho dúvidas. Ratinho será um grande presidente”, reforça, complementando que o Paraná nunca teve um mandatário no Palácio do Planalto.

Trabalho – Maringaense, 48 anos, Guto Silva iniciou a carreira política como vereador em Pato Branco. Ele diz ter acumulado experiência e prefere a praticidade para fazer as coisas, embora reconheça os limites da burocracia do serviço público.

O secretário fala com entusiasmo de obras estruturantes como o sonho da duplicação total da BR-376 a interligação via ponte com o Mato Grosso do Sul. Tanto que os projetos estão em fase de conclusão e o governador Ratinho Junior já garantiu que fará a obra no lado paranaense. Recentemente Ratinho conversou sobre o tema com Eduardo Riedel, governador do Mato Grosso do Sul, propondo que ele execute a parte da obra no estado vizinho. Silva adverte que a obrigação é federal, mas o investimento paranaense se justifica pelo tamanho dos benefícios que proporcionará.    

A ponte reduzirá a distância do transporte da produção até os portos e ofertará mais segurança. Isso implica em agilidade e redução de custos, analisa. Dentro dessa mesma visão, o Estado vem investindo em rodovias, saneamento e outras ações nas cidades para desenvolver economicamente e evitar a necessidade de os jovens terem que sair dos seus centros para buscar alternativas de estudos e profissionais. 

Programas – O programa Asfalto Novo, Vida Nova tem promovido a pavimentação em cidades de até 20 mil habitantes. Isso gera valorização e conforto, eliminando barro e poeira, além de oferecer segurança e uma cidade mais valorizada. 

Também na linha da cidadania, o programa Casa Fácil já garantiu 100 mil moradias pelo Estado. O diferencial é que o Governo paga o valor da entrada para pessoas sem condições econômicas, viabilizando o financiamento. Neste ano foi implantada também uma linha para idosos com aumento no valor da entrada, tornando possível o financiamento, independentemente da idade. Um terceiro braço do programa vai contemplar pequenos agricultores.

No campo – Sobre o tema agricultura, Guto Silva lembrou a força do setor, que tem colocado o Paraná em evidência no Brasil. O Paraná produz com qualidade e respeito ao meio ambiente, aponta, complementando que há uma guerra comercial em curso no mundo e a ecologia é, muitas vezes, usada como bandeira nem sempre justa para fazer negócios. 

Um exemplo da eficiência é o setor energético. O Paraná produz 18% da energia do Brasil. Desse total, 98% são de fontes limpas, ou seja, o Paraná bate recordes neste quesito.

Deputado estadual por duas gestões e titular de três pastas alternadamente durante o Governo Ratinho (Casa Civil, Planejamento e agora Cidades), Guto Silva falou ainda das particularidades do Noroeste englobando turismo e outras atividades produtivas. O Noroeste, concorda, superou dias difíceis e agora trilha caminhos de pleno desenvolvimento, define. 

O Estado também se destaca na geração de postos de trabalho com taxa de desemprego de apenas 2,7%. Na mesma trilha se destaca na área da educação, ofertando cursos e disciplinas de robótica e programação. Essa é outra forma de manter os jovens nas suas cidades, evitando o êxodo para centros maiores. 

Compartilhe: