Em visita a Paranavaí, na manhã de ontem, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, voltou a defender o modelo de menor tarifa para a concessão de rodovias em todo o Estado. Disse que a execução dos novos contratos colocará o Paraná na condição de maior canteiro de obras da América Latina, totalizando investimentos de R$ 44 bilhões, cerca de R$ 6 bilhões por ano.
O contrato vigente com as concessionárias que atuam nas rodovias paranaenses vence em novembro deste ano, dando espaço para a implantação do novo sistema. De acordo com o governador, pelo modelo de menor tarifa haverá aporte financeiro, uma espécie de seguro do usuário, que garantirá uma série de vantagens em relação ao atual.
Explicou: se houver quebra de contrato, as obras previstas deverão ser concluídas; se forem necessárias outras melhorias – criação de terceiras faixas ou duplicação, por exemplo –, mesmo que não constem nos documentos, deverão ser executadas; e se a população exigir desconto na tarifa, poderá ser aplicado, conforme viabilidade.
Segundo Ratinho Junior, 80% das rodovias paranaenses são federais, caso da BR-376, que corta a Região Noroeste. Por isso, foi preciso dialogar com o Ministério da Infraestrutura e solicitar o modelo de menor tarifa. Antes, a ideia era adotar o sistema híbrido, ou seja, ganharia a concessão a empresa que apresentasse o maior desconto, limitado a 17%. (RS)