Foi realizado no Portal da Cidade o descerramento da placa em homenagem ao município de Querência do Norte, que através do Projeto de Lei 482/2020 de autoria deputado estadual Professor Lemos e através da Lei 20653/2021, concede o título de Capital do Arroz Irrigado ao Município Querenciano. Evento aconteceu na última sexta-feira (3).
O evento contou com a participação do deputado estadual Professor Lemos, Diretor de Turismo, Comunicação e Marketing Guto Renato Berto, Secretária de Desenvolvimento Econômico Sandra Escher e representando a Câmara Municipal de Vereadores Giovane Braun.
O município de Querência do Norte foi reconhecido na Assembleia Legislativa do Paraná como a “Capital do Arroz Irrigado”.
O município é reconhecido pelo plantio de Arroz Irrigado em todo Brasil e até no exterior. Querência do Norte tem a maior produção de arroz do Estado do Paraná, destacando-se pela tecnologia aplicada.
O município realiza anualmente a Festa do Arroz, já incluída no calendário oficial do Estado, sempre no mês de setembro e incluída no calendário oficial do Paraná. O evento provoca diversas discussões relacionadas ao cultivo do arroz na região como a melhoria da produtividade, a importância econômica do cultivo do arroz, a qualidade da água e o cuidado com o solo.
Esta preposição é uma forma de homenagear todos os munícipes de Querência do Norte, além de estimular seu grande potencial turístico.
Face o demonstrado, percebe-se, no âmbito estadual, que a cidade merece o reconhecimento na forma postulada, pois estará, com tal homenagem, tendo este reconhecimento através da Lei n° 20.653/21 publicada no Diário oficial.