(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

DEBATE

Reaquecimento do turismo de negócios e desafios à hotelaria

Mariana Dettino

O turismo de negócios não tira férias, mas, sim, faz uma certa pausa neste início de ano, junto com o período de descanso de muitas famílias. Porém, mesmo antes do carnaval, as agendas empresariais voltam ao seu ritmo normal de viagens com a finalidade de compromissos profissionais, como visitas técnicas, reuniões, cursos, convenções, treinamentos, palestras etc. Entre conferências, exposições, feiras, festivais e congressos, especialmente da área médica, do agronegócio, da construção civil e da indústria farmacêutica, Goiânia segue no radar dos encontros corporativos de diversos tamanhos, reforçando as expectativas de alta nas atividades turísticas na cidade.

Acompanhando o mercado nacional de turismo que espera crescer mais de 2% em 2024, quem trabalha no segmento pode afirmar que Goiás irá seguir a média, assim como vem sendo nestes últimos dois anos de retomada pós-pandemia. Dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) do terceiro trimestre de 2023 revelam que o segmento turístico brasileiro movimentou mais de R$ 3,5 bilhões, um crescimento de 7,5% em relação ao mesmo período de 2022.

O aquecimento coloca desafios ao setor hoteleiro que precisa estar preparado para receber este público com conforto, qualidade e eficiência. Isso porque o hóspede espera de um bom hotel bem mais do que uma cama confortável e uma boa ducha. Afinal, para quem viaja a trabalho, é essencial que produtividade e bem-estar estejam lado a lado. E mais: uma pitada de lazer também é prioridade para o viajante de negócios. Por isso, sim, vamos ver crescer cada vez mais o estilo de viagem bleisure, uma combinação de business e leisure, traduzindo-se em um viajante que busca experiências locais, mesmo em um compromisso empresarial.

Portanto, estar localizado em uma área que proporcione fácil acesso aos compromissos de trabalho, mas também a bons restaurantes e pontos turísticos da cidade é um diferencial. Some a isso a oferta de mimos e experiências personalizadas dentro do hotel, como a orientação pessoal de um concierge que otimizará o tempo livre do visitante, que poderá aproveitar a viagem de negócios para conhecer melhor o destino. Manter uma área de lazer de qualidade com espaço contemplativo e piscina convidativa trará bons momentos de relaxamento entre um e outro compromisso profissional.

Isso sem falar do básico que é uma boa conexão wi-fi, disponibilidade de early check-in e late check-out, cofre no quarto, espaço fitness, serviço de copa flexível, café da manhã incluso e serviço de lavanderia. Conta muito a favor ainda em hotéis voltados ao turismo de negócios oferecer infraestrutura e suporte especializado para realização de reuniões ou eventos maiores, conforme necessidade. Isso porque muitas pessoas preferem se hospedar no mesmo local em que está sendo realizado o evento.

Uma experiência vip para este hóspede também não pode ser desconsiderada. Enquanto espera para ter acesso ao quarto, por que não aguardar em uma sala especial, remetendo ao conforto e exclusividade dos espaços disputados nos aeroportos? Com tudo isso, a proposta é tornar a vida desse viajante mais prática e otimizada, já que sabemos que os viajantes corporativos têm potencial de se tornarem clientes fiéis se gostarem do hotel.

Mariana Dettino é gerente geral do Hotel Transamerica Collection Goiânia

Compartilhe: