No último sábado (8), por volta das 17 h, foi abordado um caminhão no município de Mundo Novo/MS, que havia sido identificado por equipe da Receita Federal em Cascavel/PR como potencial transportador de agrotóxicos contrabandeados.
A abordagem foi realizada por equipe da Receita Federal em Mundo Novo/MS, logo após o veículo adentrar o estado do Mato Grosso do Sul.
Durante a abordagem foram localizados 60 galões de 20 litros cada, de um produto rotulado como “Fertilizante Mineral”, com elementos indiciários de fraude, tais como erros de formatação no rótulo e palavras grafadas em espanhol, além do registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) constante do rótulo referir-se à empresa sem o referido registro.
Em procedimento de verificação física constatou-se que a mercadoria transportada tinha apresentação idêntica a um agrotóxico frequentemente contrabandeado.
Segundo o motorista e os documentos fiscais apresentados, a carga teria sido embarcada na cidade de Pato Branco/PR e teria como destino a cidade de Nova Mutum/MT e Tangará da Serra/MT.
A carga foi apreendida e enviada para perícia, que determinará a real composição química do produto apreendido.