A Receita Federal apreendeu no início da manhã desta terça-feira, 9 de maio, 12 kg de cocaína no Terminal de Contêineres, no Porto de Paranaguá/PR. Os tabletes de cocaína foram encontrados junto à estrutura de um contêiner carregado com frango congelado que seria descarregado no Porto de Las Palmas, na Espanha, e o destino final seria o Porto de Zadur Durban, na África do Sul. O método utilizado pelos traficantes foi o rip-on / rip-off, no qual a droga é inserida no contêiner sem o conhecimento do exportador. Os traficantes inseriram dois localizadores nos tabletes para localizar a carga no porto de destino.
Essa é a segunda apreensão realizada pela Receita Federal em Paranaguá nos últimos quatro dias, em situação idêntica. No dia 5 de maio, sexta-feira, foram encontrados 22 kg de cocaína, graças aos sistemas de gerenciamento de risco da Receita Federal e à utilização do escâner.
Essa foi a nona apreensão, do ano realizada pelos servidores da Receita Federal no porto paranaense. Com a apreensão de hoje, já são 251,50 kg de cocaína apreendidos em 2023.
As informações sobre o caso foram repassadas às autoridades policiais bem como às administrações aduaneiras estrangeiras para impulsionar o combate ao tráfico de drogas internacional.